26 de maio de 2014

Opinião - Uma morte súbita

Título: The Casual Vacancy
Autor: J.K. Rowling
Editora: Presença

Sinopse:
Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter». Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas? Um livro a não perder.

Opinião por Paula Soares:
Vou começar com sinceridade. O início do livro não me cativou. Só fui capaz de perceber os verdadeiros contornos da história na segunda metade do livro. É uma leitura que exige paciência e alguma concentração.

Demorei, mas finalmente percebi o objectivo maior. O que Rowling aqui nos traz não é uma história de encantar. É um relato do dia-a-dia de pessoas que vivem pela aparência, de pessoas que vivem com inveja da vida de outras, de pessoas que vivem em função de um sentimento, de pessoas que vivem diariamente os seus pesadelos e de pessoas que se limitam simplesmente a viver, independentemente da dor que suportem.

É uma típica teia de relações que se criam numa cidade pequena e fechada sobre si e sobre os seus habitantes. Há uma série de famílias que povoam esta história, e todas as personagens estão de alguma forma interligadas. Cada decisão que tomam irá de alguma forma influenciar a vida de outra personagem e é extraordinária a forma como Rowling entrelaça a trama e as histórias de cada um.
Não existe um vilão, ou um herói. De cada personagem são revelados os defeitos, medos e desejos mais profundos e ficamos a conhecer profundamente cada uma delas.

É um livro que me conquistou aos poucos, mas valeu a pena o esforço da descoberta. Recomendo a leitura.

1 comentário:

Rosana Maia disse...

Olá :)

Estou a ler o livro neste preciso momento. :)
Boas leituras

Rosana
http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/