23 de maio de 2014

Opinião - Um Refúgio Para a Vida

Título: Um Refúgio Para a Vida
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Presença

Sinopse:
Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.

Opinião por Sónia Melo:

Neste livro acompanhamos a jornada de Katie, uma mulher jovem, bonita, inteligente, simpática e trabalhadora que esconde um terrível segredo. Razão pela qual evita aproximar-se em demasia dos outros, com medo de revelar algo que leve a que seja descoberta pelo fantasma do seu passado, que por sinal é de carne e osso.
Aqui é abordado um tema polémico e dramático, que é a violência doméstica e os contornos trágicos que, por vezes, pode atingir. Não se trata portanto dum romance cor-de-rosa, trata-se de uma história crua sobre a vida real mas também fala de coragem e da força que é necessária para recomeçar uma nova vida deixando tudo aquilo que conhecemos para trás.
Pelo meio de uma fuga desesperada temos o começo de um novo amor, o surgimento de uma grande amizade e ainda um evento sobrenatural comovente.
Emocionalmente, o ponto mais forte deste livro é quando o marido de Katie, um homem com uma mente deturpada mas que profissionalmente consegue manter uma fachada de seriedade e retidão, consegue detectar o seu rasto e inicia uma perseguição doentia e de consequências drásticas. Foi assombroso entrar na mente de um homem irracional e completamente obsessivo.
Atrevo-me a dizer que dos livros de Nicholas Sparks, pelo menos daqueles que já li, este é aquele que mais abandona a componente romântica, apesar dela fazer parte dele, e se centra no passado obscura da protagonista como ponto central para a envolvência da história.
O ponto mais fraco desta história prende-se com a sua originalidade (ou falta dela), o enredo é deveras semelhante ao do filme “Dormindo Com o Inimigo” com Julia Roberts e Patrick Bergin de 1991. Um filme que de resto adoro.
Um facto muito interessante tem a ver com a adaptação cinematográfica de “Um Refúgio Para a Vida” que já ocorreu. Ainda não vi o filme mas estou certamente curiosa para ver o resultado final.

Sem comentários: