4 de maio de 2014

Opinião - Lady Almina e a verdadeira Dowton Abbey

Título: Lady Almina e a verdadeira Dowton Abbey
Autor: Condessa de Carnarvon
Editora: Presença

Sinopse:
A verdadeira história do magnífico Castelo Highclere, que inspirou e onde tem sido filmada, a série de televisão de êxito mundial Downton Abbey. A quinta condessa de Carnarvon aqui retratada, Lady Almina, deu vida à ficcional Lady Cora Crawley e existem vários pontos de contacto entre personagens da série e pessoas reais que viveram no Castelo. A atual condessa, fascinada com o que foi descobrindo acerca do riquíssimo legado histórico de Highclere, decidiu escrever este livro extraordinário que resultou numa história empolgante que começa em 1895 e retrata tempos de mudança até à Primeira Guerra Mundial. Uma obra onde o biográfico e o histórico se mesclam num registo a que não faltam acontecimentos, proporcionando entretenimento e uma leitura aliciante. 

Opinião por Rita Duarte Pereira:
Primeiramente vi a série televisiva "Downton Abbey". Apaixonei-me! A história ronda tudo o que mais gosto: as transformações socioculturais em finais do séc. XIX e inícios do séc. XX; a Primeira Grande Guerra Mundial; o modo de vida da antiga aristocracia; os costumes e tradições da época; os avanços e recuos científicos e tecnológicos; entre outras coisas.
Obviamente quis ler este livro quando saiu para as bancas e não me arrependi. É uma obra interessantíssima e riquíssima em fatos históricos. A autora, atual Condessa de Carnarvon, partilhou dados curiosos que "enchem os olhos" aos adeptos de histórias reais. Recomendo a sua leitura, ainda mais para quem é fã da série televisiva como eu.

Sem comentários: