1 de maio de 2014

Opinião - Escândalo

Título: Escândalo
Editora: Asa

Sinopse:
O controlador pai de Amelia Wilkes não permite que ela namore, mas isso não impede a talentosa finalista do liceu de manter um romance com o colega Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham com uma vida em conjunto e planeiam contar aos pais de Amelia apenas quando ela fizer dezoito anos e se tornar, legalmente, adulta. A mãe de Anthony, Kim, que lecciona na escola que ambos frequentam, sabe - e guarda - o segredo que os une. Mas a paixão deles é exposta mais cedo do que planeavam. O pai de Amelia, Harlan, fica chocado e furioso ao encontrar fotografias de Anthony, nu, no computador da filha. Meras horas depois Anthony é preso. 
Quando os acontecimentos começam a espiralar fora de controlo e o caso toma uma dimensão nacional, Amelia e Anthony arriscam tudo numa ousada e perigosa tentativa de limpar os seus nomes e terminar com a loucura em que tudo aquilo se tornou.

Opinião por Inês Margarida Rosa Rodrigues:
 “Complexo, cativante, e rico em emoções, este Romeu e Julieta do século vinte e um trazido até nós por Therese Fowler, mistura soberbamente um drama dos nossos dias com uma análise profunda dos valores da família, lealdade, honestidade e o poder do amor.” (Eleanor Brown, autora de The Weird Sisters, bestseller do The New York Times)

“Ainda sorria ao recordar-se das palavras dele, ditas baixinho quando ela saíra do sono e entrara no dia. Ele citara Shakespeare:
Assim que se viram, olharam-se;
Assim que se olharam, amaram-se;
Assim que se amaram, suspiraram;
Assim que suspiraram, perguntaram um ao outro a razão;
Assim que souberam a razão, procuraram solução.”


 Quando este livro foi publicado, suscitou-me algum interesse, principalmente porque era considerado um “Romeu e Julieta” dos nossos dias, mas não estava no topo da minha lista de livros a ler nos próximos tempos. No entanto, a minha irmã ganhou o livro num passatempo, e dei por mim a considerar lelo quando tive de escolher a minha leitura seguinte.

 Achei a escrita da autora simples, acessível e, por isso, fácil de ler, sem conter muitas palavras difíceis de compreender.  Nunca tinha lido nada desta autora, mas a escrita agradou-me.

 Este livro conta-nos a história de amor vivida entre Amelia Wilkes e Anthony Winter, dois jovens apaixonados um pelo outro e pelas artes do espectáculo. O seu amor é, no entanto, contestado pelo pai de Amelia, que é um homem controlador e que não aceita que a filha namore, principalmente com alguém que não seja do seu círculo social. Por esta razão, Amelia e Anthony namoram às escondidas, sendo a mãe de Anthony, professora na escola em que ambos andam, a única pessoa que sabe desse segredo.

Tudo se torna mais complicado ainda quando o seu romance é descoberto por Harlan, o pai de Amelia, quando descobre umas fotografias de Anthony nu, no computador da filha. Acreditando na inocência da filha, depreende que Anthony, já com dezoito anos, é um predador sexual que tenta levar a sua filha por maus caminhos. Vistas as fotos, Harlan Wilkes informa imediatamente a policia e os media, fazendo com que Anthony seja preso, injustamente e tornando pública a imagem de que Anthony é um predador sexual perigoso.

 Todo o resto do livro gira à volta da condenação de Anthony e das tentativas de Amelia e do próprio de tentarem que retirem as falsas acusações contra Anthony.

 No geral gostei bastante do livro e acho que aborda um tema actual, retractando uma situação de que tantas vezes ouvimos falar nos jornais e na televisão. Faz-nos também pensar nos nossos valores e nas diferenças existentes entre cada um de nós e se vale a pena desistir da nossa felicidade, simplesmente por termos opiniões e valores diferentes da pessoa que amamos.

Sem comentários: