9 de maio de 2014

Opinião - Cura

Título: Cura
Autor: Robin Cook
Editora: Europa-América

Sinopse:
Agora que o neuroblastoma potencialmente fatal que tomou conta do seu filho parece estar em plena remissão, a médica legista de Nova Iorque, Laurie Montgomery, volta ao trabalho no Gabinete de Medicina Legal, onde trabalha há mais de duas décadas. 
Preocupada com a incerteza de ainda ter estofo para o seu trabalho ou não depois da longa ausência, Laurie depara-se com um primeiro caso que é nada mais do que um puzzle altamente perigoso e da maior importância, que envolve o crime organizado e duas empresas recém-criadas de biotecnologia, num jogo de audazes. Apesar dos conselhos e avisos dos seus colegas e do seu marido, o também colega Jack Stapleton, Laurie está determinada a resolver o mistério que este caso representa. 
Satoshi Machita, um ex-investigador da Universidade de Quioto, é o detentor de uma patente extremamente valiosa que diz respeito às células estaminais induzidas pluripotentes, que serão a base para a construção de uma industria de triliões de dólares na área da medicina reconstrutiva. Quando este morre numa plataforma do metropolitano de Nova Iorque, cheia de pessoas, Laurie tera de decidir se a sua morte se deve a causas naturais - ou algo mais… diabólico. 
Nas sombras, escondem-se pessoas que gostariam de ver Laurie bem longe da morte de Satoshi. Apesar das ameaças que recebe, ela insiste, até que as estas começam a ser tornar-se bem reais e afectam a pessoa que ela mais ama no mundo: o seu fillho J.J.. Subitamente, Laurie não terá outra escolha senão resolver o crime e salvar o seu filho.

Opinião por Ana Sofia Marques Queirós:
Este foi o primeiro livro do autor que li, no entanto, ao ler o livro deu para perceber que as personagens principais (Laurie Montgomery e o marido, Jack Stapleton) já estão presentes em livros anteriores do autor. Talvez por essa razão, a descrição destas personagens pareceu-me um pouco simples neste livro, não as permitindo conhecer a fundo.
Existe um número muito grande de personagens e os nomes orientais (e semelhantes) de muitas delas tornaram, por vezes, difícil seguir o desenrolar da história. No entanto, a lista que está no início do livro com um levantamento de todas as personagens ajudou-me imenso principalmente nos primeiros capítulos.
Quanto à história estava muito bem escrita, envolvendo bastante ação (logo nas primeiras páginas há uma morte!) e suspense. Achei que todas as cenas do livro estavam bem descritas, sendo que as de ação (como o roubo dos livros da Universidade e a recuperação do filho de Laurie aos raptores) e as autópsias eram descritas mais pormenorizadamente, o que serviu para me envolver ainda mais na história que estava a ser contada.
Na minha opinião, inicialmente pode custar a quem lê, entrar na história, principalmente se não tiverem grande contacto com área médica. Isto acontece devido aos termos científicos (como células estaminais) e médicos utilizados.
Assim sendo, apesar de inicialmente a leitura do livro ter sido um pouco complexa, gostei bastante do desenrolar da história e fiquei curiosa para ler outros livros do autor.

Sem comentários: