11 de maio de 2014

Opinião - A Conspiração dos Fidalgos

Título: A Conspiração dos Fidalgos
Autor: Alexandre Rocha
Editora: Ésquilo

Sinopse:
A trama passa-se sobre um período dado das Histórias de Portugal e do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX, em que o autor compõe personagens, reconstituiu cenários e atmosferas entrelaçando factos e fantasia no decurso da narrativa, destacando da sombra o herói Miguel Herculano. A vida na casa senhorial é tratada, lado a lado, e com o mesmo pormenor da vida na sanzala afro-brasileira. Definindo-se, a cada capítulo, esta personagem vem levantar grandes questões que chegam a tocar o leitor de hoje. Por outro lado, é envolvido na famosa «Conspiração dos Fidalgos» da corte de D. João VI.

Opinião por Andreia Isabel Oliveira da Silva:
Desconhecendo por completo o autor e o seu trabalho, e aliado ao título e à frase que surge na capa do livro foi com algum receio que dei inicio a mais uma leitura do clube Bertrand! Posso desde já afirmar que a frase bem como o título que se lhe sobrepõem em nada têm a ver com o livro! É claro que, na realidade, há de facto uma conspiração mas, não é o foco central deste livro de época-quase-romance-histórico. 
Seguimos a história de Miguel Herculano, brasileiro, que vive num Brasil que despreza a raça negra e sublima a raça caucasiana. Não tem ambição qualquer em criança mas sabe que um dia seguirá viagem até ao Reino, esse país distante que dizem ser maravilhoso, chamado Portugal! Pelo meio apaixona-se perdidamente, tem a desilusão amorosa que o destrói por dentro mas não o mata. Em Portugal torna-se próximo da corte onde o amor lhe volta a bater à porta e onde se vê envolvido na tal conspiração que, por sinal, é resolvida até de forma bastante eficaz e rápida! Digamos que é, na realidade, um pouco irreal! 
A escrita de Alexandra Rocha deixou-me dividida, uma vez que é, ao mesmo tempo, descontraída e leve e rebuscada e aprimorada! Contém, como um bom romance histórico ou apenas um romance de época, termos usados pelos cidadãos da altura, mas contém também, nas descrições, palavras ditas difíceis (daquelas que nos fazem mesmo ir ao dicionário). Não foi um ponto que me desmotivou, porque os personagens estavam bem construídos e bem integrados numa história que, no fundo, até foi de entretenimento! 
Confesso que não estava a entender a contextualização da parte do livro que se passa no Rio de Janeiro na actualidade, visto que é raramente falado, tendo apenas uma referência no inicio (onde a história de facto se inicia) e mais lá para o fim! À parte disto, tenho a referir que adorei o final e que este me deixou com um sorriso nos lábios

Sem comentários: