4 de abril de 2014

Os Burgueses: um retrato da classe que domina o país, a 11 de abril nas livrarias

Título: Os Burgueses
Autor: 
Francisco Louçã, Jorge Costa e João Teixeira Lopes
Género: Economia/Política/Atualidade
N.º de páginas: 500
Data de lançamento: 11 de abril
PVP: 19,90 €

Quem São. Como Vivem. Como Mandam.
No seguimento de Os Donos de Portugal e Os Donos Angolanos de Portugal, Os Burgueses oferece-nos a caracterização de alguns dos elementos mais marcantes para a hereditariedade da vida da burguesia portuguesa no séc. XX e nos nossos dias, tocando em pontos como o consumo, a educação ou as escolas e explorando a mecânica da pertença e da transmissão da condição de burguês.
Um retrato direto, concreto e muitíssimo bem fundamentado da classe detentora do poder e da influência em Portugal do século XXI.
No portal www.osburgueses.net estão disponíveis documentos, elementos gráficos, bases de dados, resumos dos capítulos e outros materiais deste estudo.

Francisco Louçã é economista e professor universitário, tendo publicado recentemente Portugal Agrilhoado (2011) e, em coautoria, A Dividadura (2012) e Isto é um Assalto (2013).
Jorge Costa é formado em jornalismo, coautor de Os Donos de Portugal (2010), livro sobre o qual realizou um documentário com o mesmo título (2012).
João Teixeira Lopes é sociólogo e professor universitário, tendo publicado, entre outros, A Cidade e a Cultura (2000) e Geração Europa? (2014, no prelo).

Sem comentários: