3 de abril de 2014

Opinião - Os Jogos da Fome

Título: Os jogos da Fome
Autor: Suzanne Collins
Editora: Presença

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Opinião por Inês Gomes:

Fui para a leitura deste livro com alguma expectativa e ao mesmo tempo com alguma reserva. Livros juvenis com ficção científica à mistura...contudo as críticas literárias que fui vendo em outros blogs e no mal/bendito facebook aumentaram a minha curiosidade... 



Katniss, uma rapariga forte que faz tudo para ajudar a irmã e a mãe, e Gale, o seu fiel amigo e confidente... São estas as personagens principais no início do livro! Dei por mim a pensar que seria mais um romance dificultado pelos obstáculos da vida. Como me enganei! Peeta, o filho do padeiro que um dia, sem mais nem menos, ofereceu algum pão a Katniss, junta-se a esta nos terríveis Jogos!

Os Jogos podem ser descritos como sendo uma luta pela sobrevivência, onde para viver é necessário matar...quem parece ser aliado num momento, no outro pode já não o ser. E só um pode ser declarado vencedor! 

Quanto ao romance do livro, Peeta está apaixonado por Katniss desde sempre. Esta não pensa em Gale, quanto mais em Peeta, de forma romântica. Mas ao longo dos Jogos, algo parece mudar. Especialmente a partir do momento em que lutam em equipa, Katniss vai descobrindo algum sentimento que nutre por Peeta... Contudo será apenas do papel que tem de desempenhar para ser acarinhada pela população de Panem e pelos patrocinadores? 

É esta a grande questão que fica depois dos Jogos e depois de acabar o primeiro livro. Até que ponto esta representação de "namorados condenados" pode ter algum fundamento de verdade? E como irá Peeta viver com o facto de poder ter sido um acto de "marketing"? O romance vai ser peça central (penso eu!) do segundo livro...pelo menos quero que seja...mas também como se vai adaptar Katniss à vida de vencedora dos Jogos? Ela que sempre teve de lutar para ter o que comer? Grandes questões às quais espero que o segundo livro me responda...



Pessoalmente, acabei o livro e queria mais! :) É realmente um livro mais juvenil, mas que se lê com a mesma vontade (ou até mais) que certos livros ditos adultos! 

Sem comentários: