22 de abril de 2014

Opinião - Jangada de Pedra

Título: Jangada de Pedra
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
«Em A Jangada de Pedra (...) o escritor recorre a um estratagema típico. Uma série de acontecimentos sobrenaturais culmina na separação da Península Ibérica que começa a vogar no Atlântico, inicialmente em direcção aos Açores. A situação criada por Saramago dá-lhe um sem-número de oportunidades para, no seu estilo muito pessoal, tecer comentários sobre as grandezas e pequenezas da vida, ironizar sobre as autoridades e os políticos e, talvez muito especialmente, com os actores dos jogos de poder na alta política. O engenho de Saramago está ao serviço da sabedoria.» (Real Academia Sueca, 8 de Outubro de 1998)

Opinião por Eloisa Gonçalves Louceiro:
Disse a leitora cansada de ler durante tantos dias Que leitura!, e sentia-se como se tivesse sido arrastada lá com o barco de pedra para chegar até ao lugar onde chegou, Aqui ao fim.

Caro leitor das minhas humildes palavras, se não está a perceber por que razão estou a dar um chuto nas regras gramaticais das quais tanto gosto e faço questão de aplicar, pois então leia o livro e aí saberá. Foi o primeiro que li de Saramago e se por um lado me faz espécie a história aqui contada, por outro lado acredito conhecer bem os motivos da mesma. No entanto eu, como leitora, precisava de mais, mais propriamente em termos de desenvolvimento da narrativa em si - apesar de gostar de ficar a pensar sobre as histórias e os seus propósitos, eu preciso de um caminho/fim que não me deixe tão perdida (mas agora que escrevo isto, concluo que talvez tenha sido esta mesma a intenção), para poder apreciá-la completamente. Mas gostei imenso da forma como está escrita, esta aparente desorganização está tão organizada que seríamos capazes de imitar as suas regras bem definidas.

Sem comentários: