24 de abril de 2014

Opinião - A Herança da filha

Título: A Herança da filha
Editora: Civilização

Sinopse:
Wyatt Hillyer, de dezassete anos, fica órfão no espaço de algumas horas, quando os pais, após se envolverem os dois com a mesma vizinha irresistível, uma telefonista e aspirante a actriz, saltam de duas pontes diferentes. Os suicídios levam Wyatt a ter que se mudar para Middle Economy, para viver com os tios e a arrebatadora prima Tilda. 
A chegada do estudante alemão Hans Mohring, apenas com uma mochila às costas, vem desencadear uma série de emoções perturbadoras relacionadas com as perfídias de guerra. Acontecimentos históricos verídicos - incluindo o ataque de um U-boat alemão ao ferry Caribou que fazia o percurso Nova Escócia-Terra Nova, no qual a tia Constance Hillyer poderia ou não estar - dão um intenso poder narrativo à intrincada história de Norman. 
O relato que Wyatt faz dos acontecimentos espantosos que ele próprio viveu, e que acabam por transformá-lo no pai de uma filha adorada, surge vinte e um anos depois. É uma confissão que descreve com profundidade os mistérios do carácter humano em tempo de guerra, direccionada, com desespero e esperança, a apenas uma pessoa: a filha.
Um romance absolutamente comovedor. Howard Norman no seu melhor.

Opinião por Sónia Teixeira:
Este livro é muito recente e nunca tinha lido nada do autor Howard Norman por isso o título despertava-me muita curiosidade.
O livro trata-se de uma longa carta escrita por um pai à filha que só viu quando ela era pequena.
Nessa carta relata os acontecimentos da sua vida, da morte trágica dos seus pais e da sua paixão pela sua mãe. 
É um livro que a principio me pareceu estranho, mas à medida que nos acustumamos à personagem que a relata começamos a perceber o humor inerente em todo o discurso (que não é explicado) mas que torna a leitura cativante. As personagens são muito cativantes.
Quando o acabei apeteceu-me que o livro fosse maior porque gostava de saber mais acerca do pai e da filha =).
É uma história comovente sobre o amor, os sacríficios e o destino e vale a pena ler. 
 

Sem comentários: