10 de abril de 2014

Opinião - Elementos Básicos de Filosofia

Título: Elementos Básicos de Filosofia
Editora: Gradiva

Sinopse: 
Essencial para o secundário e o superior. A filosofia da religião, a Ética, a filosofia política, epistemologia e metafísica, filosofia da ciência, filosofia da mente, filosofia da arte. Mais uma obra para que professores e estudantes possam enfrentar e mudar a deplorável situação do ensino da filosofia no nosso pais. E para o publico em geral que queira pensar criticamente sobre os grandes temas que interessam a todos, como a eutanásia ou a democracia.

Opinião por Helena Bracieira:
Elementos Básicos de Filosofia foi um livro que comprei por julgar que o seu conteúdo me interessasse, quer para fins escolares, quer para fins pessoais (uma vez que aprecio bastante a disciplina de Filosofia). Pois bem, foi uma óptima compra, porque o adorei. 
Para além da linguagem bastante simples que me facilitou a sua total compreensão, esclareceu-me em vários temas que ainda não dominava ou que simplesmente desconhecia. Para pessoas que conhecem esta disciplina pela primeira vez, é um excelente introdutório. O autor facultou o entendimento através de uma divisão por temas/subtemas bem concebida, além de fornecer exemplos para melhor elucidar as teorias apresentadas. 
Quanto ao conteúdo em si, abrange teorias que vão desde a religião, à ética, política, mundo exterior, ciência, mente e arte, com os respectivos argumentos refutadores. 
Recomendaria este livro a qualquer pessoa que goste de Filosofia ou que desejasse saber mais sobre o mundo que nos rodeia e as diferentes formas de interpretá-lo.

Sem comentários: