25 de abril de 2014

Opinião - As histórias de terror do tio Montague

Título: As histórias de terror do tio Montague
Autor: Chris Priestley
Editora: Arte Plural

Sinopse:
Edgar não resiste às cativantes histórias de terror que o seu tio Montague lhe conta quando o vai visitar, do outro lado do bosque. Mas qual será a ligação do seu tio a estas histórias sinistras? Prepara-te para morreres de medo quando descobrires que o tio Montague é, afinal, o protagonista da história mais terrífica de todas. Um livro assustador: Terás coragem para o ler?

Opinião por Clarinda Margarida Morais Cortes:
Uma figura estranha, o Tio Montague, um belíssimo contador de histórias. Um rapaz solitário, o Edgar, que as adora. O mistério assustador das histórias que podem ser ou não verdadeiras e o mistério de uma casa velha.

Estão apresentados os ingredientes chave para este livro muito, muito interessante! É um livro mais juvenil que não deixa de ser fantástico mesmo quando lido por adultos. São pequenas histórias fantásticas, cheias de tensão, assustadoras, sinistras, repletas de terror, que se tocam, se interligam, se encontram umas dentro das outras e se tornam inesperadas, mesmo sendo algumas mais familiares. Edgar vai a casa do tio para não estar só, vai para ouvir as histórias. Nestes encontros a relação de Edgar com o tio vai crescendo, vai sendo revelada aos poucos em cada história, vai-se cimentando e caminhando para um final totalmente surpreendente e emotivo.

A tudo isto, juntamos as magníficas ilustrações do livro que traduzem de forma espetacular o lado mais negro das histórias complementando-as. Deste conjunto escrita/imagem surge um livro muito bem escrito, de fácil leitura, que nos leva a viver momentos maravilhosos, que nos faz tremer, mas que nos prende e nos encanta.

Sem comentários: