19 de março de 2014

Opinião - Um Pequeno Escândalo

Título: Um Pequeno Escândalo
Autor: Patricia Cabot
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Quando a bela Kate Mayhew é contratada como dama de companhia de Isabel, a filha obstinada de Burke Traherne, o marquês vê-se numa situação impossível. Dividido entre saber que ela é exatamente aquilo de que Isabel precisa mas, para ele, a pior tentação possível, encontra-se constantemente perto de alguém que ameaça a sua independência. Conhecido pelo seu autodomínio férreo desde o dia em que apanhou a mulher com um amante, Burke jurou nunca mais arriscar-se a casar. 

Ao aceitar a oferta de emprego de Sua Senhoria, a temperamental Kate enfrenta dois perigos: sua atração irresistível por um homem que abdicou do amor, e um encontro com o seu próprio passado escandaloso... que ela não pode manter secreto para sempre.

Opinião por Sónia Melo:
Numa época histórica em que a alta sociedade londrina regia-se pelas aparências e julgava desalmadamente tudo e todos, surgem duas pessoas completamente diferentes mas atingidas pelos mesmos preconceitos e julgamentos. Uma história de amor encantadora, onde uma jovem perseguida por um escândalo que envolveu a sua família e conduziu à ruína e morte dos seus pais mas que, apesar de tudo, consegue lutar e erguer-se contra todas as expectativas vai cativar um marquês traumatizado por um divórcio escandaloso marcado pela traição e conhecido pelo seu forte temperamento. 
O segredo de Kate vai conduzi-la a um caminho tumultuoso ao mesmo tempo que tenta lutar contra os fortes sentimentos que nutre por Burke. Certas vezes, julgamo-la uma mulher forte e confiante, noutras uma rapariga ingénua e insegura que tenta desesperadamente seguir os seus ideais. O escândalo do seu divórcio fez de Burke um homem céptico em relação ao amor, alguém cujo último desejo seria casar novamente. O passado destas duas personagens é o mais forte opositor em relação aos fortes sentimentos que sentem um pelo outro mas é também esse passado que nos faz criar uma grande empatia por ambos e torcer para que a sua história tenha um final feliz. A filha de Burke é uma miúda incrivelmente solitária que tenta combater a solidão com rebeldia, Isabel acaba por ver em Kate uma figura materna, alguém com quem pode compartilhar os seus segredos e os seus sonhos. Parece que acaba por reconhecer Kate como sua futura mãe antes do pai. 
Em relação aos pontos negativos, este livro apresenta alguns. Sendo o segundo livro de Patrícia Cabot que tive a oportunidade de ler, constatei que a autora peca, novamente, na inconstância do carácter da protagonista feminina. Kate é, a princípio, uma personagem marcada por fortes traumas do passado mas que apesar de tudo consegue lutar e erguer-se de maneira invejável, enfrentando a sociedade que a ostracizou, no fim acaba por revelar-se uma mulher insegura sem coragem para enfrentar não só a mesma sociedade como também o homem que ama. Adoro mulheres fortes e esta instabilidade no carácter de Kate retira muito do encanto do livro. 
No entanto, “Um Pequeno Escândalo” é um livro agradável, com uma história caprichosa que nos garante bons momentos e uma grande dose de romantismo, apesar dos seus altos e baixos.

Sem comentários: