30 de março de 2014

Opinião - Soberba Escuridão

Título: Soberba Escuridão
Autor: Andreia Ferreira
Editora: Alfarroba

Sinopse:
"Quando o relógio pisca as doze horas intermitentes, Carla recebe no seu quarto uma visita indesejada. A partir daí, todo o seu mundo desmorona e a solidão e o medo encarregam-se de a arrastar para um estado deprimente que só um desconhecido parece compreender.
Cega de paixão, nega as evidências de que o seu novo amor é mais do que um rosto angelical. Ele esconde segredos que a levarão para perigos que parecem emergir das profundezas do inferno."

Opinião por Paula Soares:
Bem, não costumo fazer isto muitas vezes, aliás esta é a primeira vez que o faço em jeito de opinião porpriamente dita. Faço-o por duas razões. Em primeiro lugar porque acho que devemos divulgar o que é nosso, o que é Português, que é tão bom ou melhor que algumas obras internacionais. Em segundo lugar porque é uma obra que, na minha opinião, merece ser divulgada.
Em primeiro lugar tenho de dizer que o género fantástico é dos meus favoritos e como tal já li o que considero alguns calhamaços e muitas variantes de histórias fantásticas. Assim sendo, o primeiro ponto a favor vai para o tema escolhido pela autora que, embora muito badalado nos dias que correm, tem a sua originalidade e agradou-me.
Vou começar com o primeiro livro da triologia, o Soberba Escuridão. Não consegui sentir muita empatia com a personagem principal, talvez devido à falta de personalidade, que julgo ter sido demasiado subjugada por Caael (acho-o sinistro e só me apetece bater-lhe :p).
Tenho alguns reparos a fazer aos diálogos talvez demasiado forçados nalgumas situações e à rapidez com que desenrolou a última parte do livro, onde aconteceu tudo muito depressa e com alguma confusão para o leitor. Tão rápido começou, como terminou e alguns pormenores não foram muito bem explicados.
Gostei bastante do simbolismo atribuído ao Pequeno, da temática dos anjos caídos (que hoje em dia já começa a ser mais explorada) e gostei do destino resevado para a Ana, que apesar de não ser o melhor, penso que combina com a personalidade forte e intempestiva.
No geral gostei da história, apesar dos reparos, e penso que tem muito potencial para aproveitar!

Sem comentários: