15 de março de 2014

Opinião - A Rainha Vermelha

Titulo: A Rainha Vermelha
Autor: Philippa Gregory
Editora: Civilização

Sinopse:
Herdeira da rosa vermelha de Lancaster, Margarida vê as suas ambições frustradas quando descobre que a mãe a quer enviar para um casamento sem amor no País de Gales. Casada com um homem que tem o dobro da sua idade, depressa enviúva, sendo mãe aos catorze anos. Margarida está determinada em fazer com que o seu filho suba ao trono da Inglaterra, sem olhar aos problemas que isso lhe possa trazer, a si, à Inglaterra e ao jovem rapaz. Ignorando herdeiros rivais e o poder desmedido da dinastia de York, dá ao filho o nome Henrique, como o rei, envia-o para o exílio, e propõe o seu casamento com a filha da sua inimiga, Isabel de York. 
Acompanhando as alterações das correntes políticas, Margarida traça o seu próprio caminho com outro casamento sem amor, com alianças traiçoeiras e planos secretos. Viúva pela segunda vez, Margarida casa com o impiedoso e desleal Lorde Stanley. Acreditando que ele a vai apoiar, torna-se o cérebro de uma das maiores revoltas da época, sabendo sempre que o filho, já crescido, recrutou um exército e espera agora pela oportunidade de conquistar o prémio maior.

Opinião por Silvia Reis:
Mais um interessante romance histórico desta autora que narra a vida de Margaret, uma jovem e impressionável católica, que desde tenra idade sabia que o seu filho e a sua própria vida se destinava a grandes feitos.
Como Joana D'arc, Margaret enfrentou os seus inimigos, manobrou os seus amigos e inimigos até o seu filho conseguir chegar ao poder.
De leitura fácil mas cativante, Phillipa Gregory consegue manter o leitor interessado numa história cujo desenlace já era conhecido. Henry Tudor subiu ao trono mas o papel de sua mãe parece ter sido fundamental.

Sem comentários: