28 de março de 2014

Opinião - O Segredo de Sophia

Título: O Segredo de Sophia
Autor: Susanna Kearsley
Editora: Asa

Sinopse:
Carrie McClelland é uma escritora de sucesso a braços com o pior inimigo de qualquer artista: um bloqueio criativo. Em busca de inspiração, ela decide mudar de cenário e visitar a Escócia, onde se apaixona pelas belas paisagens e pelo Castelo de Slain, um lugar em ruínas que lhe transmite uma inexplicável sensação de pertença e bem-estar. Tudo parece atraí-la para aquele lugar, até mesmo o seu coração, que vacila sempre que encontra Graham Keith, um homem que acaba de conhecer mas lhe é, também, estranhamente familiar. Com o castelo como cenário e uma das suas antepassadas - Sophia - como heroína, Carrie começa o seu novo romance. E rapidamente dá por si a escrever com uma rapidez invulgar e com um imaginário tão intrigante que a leva a perguntar-se se estará a lidar apenas com a sua imaginação. Será a "sua" Sophia tão ficcional como ela pensa? À medida que a sua escrita ganha vida própria, as memórias de Sophia transportam Carrie para as intrigas do século XVIII e para uma incrível história de amor perdida no tempo. Depois de três séculos de esquecimento, o "segredo de Sophia" tem de ser revelado.

Opinião por Silvia Afonso:
Fiquei extremamente curiosa a respeito deste livro, a partir do momento em que li a sua sinopse. Deste modo, quando o comecei a ler, estava com grandes expectativas e em nada saí desiludida.

É um livro encantador, repleto de personagens muito simpáticas, pelas quais sentimos imediatamente uma imensa empatia. Muito mais que um simples romance histórico, este livro é amoroso e está escrito de uma forma muito inteligente.

O cenário escolhido é deslumbrante. A sua descrição permite-nos criar as imagens na nossa mente, transportando-nos para um local maravilhoso.

Pode ser considerado um livro “dois em um”. À medida que vamos conhecendo a personagem principal e sua vida de escritora, entramos igualmente na sua obra literária do séc. XVIII e numa outra personagem principal, tão maravilhosa como a sua criadora. Como tal, existe neste livro a transição entre o presente e o passado de há três séculos atrás, mas não há qualquer confusões em perceber esse facto.

Como leitora assídua e apreciadora de bons livros, tenho aquele “bichinho” de um dia escrever um livro (contudo, não me parece que algum um dia aconteça). Sendo assim, torna-se extremamente interessante poder entrar desta forma na pele desta escritora, a Carrie.

Adorei a personagem da Sophia. É forte, determinada, honesta e humilde. Gostei da relação que mantém com os criados e com a sua melhor amiga.

Aqui nada acontece por acaso, nada é mera coincidência. Tudo se interliga de forma natural.

É um livro de fácil leitura. As suas 500 páginas são rapidamente devoradas, embora, por vezes, me tenha perdido, devido a tantos nomes que são referidos. Cheguei a uma altura em que não sabia quem era quem, mas, como não se tratava de personagens principais, não chegou a ser determinante para gostar menos do livro.

Foi um dos melhores romances históricos que já li, talvez mesmo o melhor.

Sem comentários: