25 de março de 2014

Opinião - O meu nome é Victoria

Título: O meu nome é Victoria
Autor: Victoria Donda
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Um testemunho único sobre o destino das crianças desaparecidas na Argentina durante os anos de chumbo da ditadura militar. Durante o período negro da ditadura argentina (1976-1983), os militares torturaram e assassinaram dezenas de milhares de pessoas. Nas prisões, centenas de bebés foram roubados às mães e entregues a simpatizantes do regime. Aos 27 anos, Victoria descobre que é uma dessas crianças. Na altura, dá ainda pelo nome de Analía e desconhece por completo a história trágica do seu nascimento. Não sabe que o seu próprio tio - torcionário e dirigente de um dos mais importantes centros clandestinos de detenção de Buenos Aires - teve mão activa no sequestro e assassínio dos seus pais, entregando-a de seguida, sob um nome falso, a uma família de militares. Prosseguindo a luta política dos pais, recupera o seu verdadeiro nome e faz-se eleger deputada em 2007.

Opinião por Ana Manuela Coelho Ferreira:
"O meu nome é Victoria" é, acima de tudo, um testemunho de vida, mas também de morte.
Victoria Donda viveu como Analia, filha de um ex-militar até aos 27 anos, quando descobriu que a familia que considerava sua, afinal, tinha-se apropriado de si enquanto bébé.
Victoria relata-nos o percurso que fez para descobrir quem era, transportando-nos para a época da ditadura Argentina (1976-1983), e de todas as atrocidades cometidas nesta época.
Assim este livro é também um documento histórico, que não quer deixar morrer a memória colectiva de um povo. O livro não é uma grande obra literária, concerteza que não era essa a intenção da autora. É um relato simples e objectivo que interliga a vida e os ideais dos pais de Victoria, com os seus próprios ideais.
Apesar de ter um conhecimento superficial da história da Argentina e da existência e luta das Avós da Praça de Maio, foi através deste livro que percebi o grau de atrocidades que foram cometidas e a necessidade destas Mulheres de continuarem a procurar os seus familiares.

Sem comentários: