31 de março de 2014

Opinião - As Cinquenta Sombras de Grey

Título: As Cinquenta Sombras de Grey
Autor: E. L. James
Editora: Lua de Papel

Sinopse:
As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.

Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.

Opinião por Liliana Brito:
Tenho a dizer que ADOREI o livro. Muito fácil de ler mas com uma história muito interessante e bem contada. Trata-se de um livro que podemos considerar erótico, mas não um érótico porno mas sim de fetiches. Acredito que no fundo, principalmente nós mulheres, já tenhamos lá no fundinho imaginado como seria experiênciar tais acontecimentos. 

Li 500 e poucas páginas em 4 dias! E nem lia muitas horas, simplesmente estava deliciada e completamente "controlada" por ela. As páginas voavam... 
Sim não é a mesma coisa que ler Cervantes, Saramago, Margarida Rebelo Pinto etc..mas também nunca ninguém disse que era esse o objectivo do livro. Eu gosto dos autores que referi mas são escritas diferentes. Trata-se de uma história e apenas isso. Fácil de ler para quem quer descontrair e rir através de citações como: "Ele acordou com cabelo de queca", era mesmo para rir e para nos digamos , identificarmos.  
 Nem sempre a leitura tem de ser séria ou "bem escrita" se se escrevesse este livro de um modo mais cuidado até nas partes de sexo, ele deixava de ser o livro que é e não faria qualquer sentido pois está bom como está.

Para mim a história de Anastacia e de Grey é uma história provável de acontecer a qualquer pessoa e foi mais isso que me cativou. Os diálogos, os sentimentos, as dúvidas que cada um tem...parece ser algo bem real.

A minha crítica é na verdade muito positiva e estou a ler o volume II, já com o III comprado.
 

2 comentários:

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Oh pah, raramente desisto de livros, mas confeso que ao fim de 150 páginas não consegui avançar muito mais...estava a achar narrativa aborrecida!LOLOL!E tendo em conta a temática é um pouco estranho eu o achar aborrecida :D Bem, secalhar vou-lhe dar mais uma chance...;)

Jo disse...

Depois de pôr Margarida Rebelo Pinto ao lado de Cervantes e Saramago não posso levar esta opinião a sério.