17 de fevereiro de 2014

Opinião - Rendida

Título: Rendida
Autor: Sylvia Day
Editora: 5 Sentidos

Sinopse:
Gideon Cross apareceu na minha vida como uma luz na escuridão.
Um homem lindo, fascinante, um pouco louco e muito sedutor.
A atração que sentia por ele era diferente de tudo o que tinha experimentado na minha vida até então. Eu desejava-o como a uma droga que me enfraquecia dia após dia.
Gideon encontrou-me fragilizada e carente e entrou facilmente na minha vida.
Descobri que também ele tinha os seus próprios demónios. Tornámo-nos o espelho um do outro; éramos o reflexo das nossas mais profundas cicatrizes e¿ desejos.
Este amor transformou-me, mesmo que ainda hoje continue a rezar para que os pesadelos do passado não voltem para nos atormentar.

Opinião por Clarinda Cortes:
Este livro não é certamente mais um no universo das publicações eróticas em Portugal. É um livro com alguma estrutura e fundamento. Contém descrições de cariz erótico/sexual explicito que são parte importante e principal da trama. A narrativa, equilibrada e coerente, desenrola-se à volta de um forte erotismo e os acontecimentos, de cariz sexual, condicionam claramente o decurso dessa mesma narrativa.

A escrita é clara, fluente e cuidada contribuindo para uma leitura agradável, leve, interessante com um bom ritmo, não havendo pontos mortos no decorrer da leitura. Quanto à originalidade, coloco algumas reticências, li um outro livro muito idêntico, mas acho este melhor estruturado e as personagens melhor trabalhadas no campo das ações e emoções, assim como a nível físico e social, são também mais maduras e com uma personalidade mais vincada. Todo o mundo que gira à volta das personagens principais é real e aceitável, assim como o tempo da ação e o espaço físico, tornando o livro, no seu global, mais equilibrado.

A escrita da autora é também mais rica e estruturada. As passagens mais eróticas estão brilhantemente intricadas na narrativa, apresentam-se como naturais e com uma sensualidade de fazer corar. As personagens principais plenas de sensualidade, mas com passados obsessivos e marcados por abusos, vivem em autodefesa resolvendo quase todos os seus problemas na cama. Parecem-me ligeiramente apressados na sua relação, nas suas escolhas, apesar de estarem apaixonados e de se sentirem bastante ligados. Gideon e Eva, são duas faces de uma mesma moeda, partilham sentimentos intensos e são extremamente desconfiados, não sei se ficar junto, neste caso, será tarefa fácil. 

A leitura prende o leitor sem necessidade de outros subterfúgios, mas a estória em si, por vezes apresenta-nos algumas “estranhezas” que ultrapassam o que consideramos plausível. É, no entanto, uma boa leitura dentro deste género que nos deixa ansiosos pela continuação.

Sem comentários: