27 de fevereiro de 2014

Opinião - Nunca Digas Adeus

Título: Nunca Digas Adeus
Autor: Lesley Pearse
Editora: Asa

Sinopse: 
Num chuvoso dia de outono, Susan Wright entrou numa clínica, matou duas pessoas a sangue-frio e aguardou que a polícia chegasse. Terá sido um ato de loucura? Uma vingança planeada? Susan não parece interessada em defender-se e recusa falar. O seu silêncio estende-se a Beth Powell, a advogada a quem é atribuído o caso. Beth é uma mulher de sucesso com uma carreira brilhante mas nada a preparara para o momento em que identifica a autora daquele crime tão bárbaro. Quando eram crianças, Beth e Susan juraram ser amigas para sempre. Vinte e nove anos depois, mal se reconhecem. Mas as memórias dos verões felizes das suas infâncias são suficientemente poderosas para as unir de novo. Enquanto as provas contra Susan se acumulam, elas partilham recordações e revelam os segredos que ditaram o rumo das suas vidas. A amizade entre as duas mulheres torna-se cada vez mais forte mas sobre uma delas pende a implacável mão do destino… 

Opinião por Sara Cristina Branquinho Berbigão: 
Gostei bastante do livro, já que me fez pensar na vida. Se eu tivesse de descrever numa frase este livro seria: "Nem tudo o que parece é", uma vez que quase nenhuma personagem faz uma primeira apreciação correta das outras personagens, aliás, só percebem realmente quem a outra pessoa é, como é ou foi a sua vida, depois de passado algum tempo, e no caso particular de Susan e Beth passados realmente longos anos. É uma lição para a vida, nem sempre as pessoas que nos parecem ter uma vida perfeita, realmente a têm. 
No entanto, apesar de ter adorado o livro, não o consigo comparar com o livro "Nunca me Esqueças" da mesma autora, que é um dos meus livros preferidos. Embora não saiba bem porquê, penso que se deva ao facto de ser este último livro ter sido todo relatado pela mesma pessoa, vemos a história apenas da sua perspetiva, o que nos faz sentir mais próximas dela e embrenharmo-nos mais no livro.

Sem comentários: