21 de janeiro de 2014

"Ninfomaníaca - parte 1" - Opinião


Sinopse: 
Desde sempre que Joe se debate com um desejo sexual descontrolado e se vê a si própria como ninfomaníaca. Um dia, depois de um espancamento, é encontrada quase inconsciente por Seligman, um homem bondoso e celibatário que decide levá-la para casa, onde cuida dos seus ferimentos. Seligman acaba então por se tornar o confidente improvável desta mulher que decide contar-lhe a sua vida. Assim, em oito capítulos, ela recua à infância e faz uma retrospectiva dos 50 anos da sua existência através de histórias onde a tragédia se mistura constantemente com desejo, sexo e jogos de poder. 
Estreado em Fevereiro de 2013 no Festival de Cannes, um drama erótico dividido em duas partes, com argumento e realização de Lars von Trier e que conta com a participação de Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Christian Slater, Uma Thurman e Willem Dafoe, entre outros.

(In)confidência:
E ainda sem saber bem o que pensar sobre o filme... Acho que preciso de ver a parte 2 para formar uma opinião... ou isso, ou ver a versão não censurada =P
O filme é deveras estranho (como se não fosse já desde sempre uma caracteristica dos filmes de Lars Von Trier!), mas não consigo realmente formar uma opinião sobre ele. Não gostei de todo do inicio em que é feito um paralelismo entre ter sexo e ir à pesca... achei um pouco ridiculo até. E toda a forma como a história se inicia parece um pouco forçada, não flui normalmente como deveria fluir num filme. Não parece real, passível de acontecer. Depois, a história começa a desenvolver e ganha outros contornos. Avança de capitulo em capitulo, levando-nos a percorrer a história desta mulher, e começa a tornar-se mais interessante. Sendo que, por vezes, senti que faltavam ali algumas pontes na história (mas visto que a versão apresentada no cinema é uma versão censurada, não sei até que ponto isso possa influenciar essa questão).
Fico assim à espera para ver a segunda parte e formar uma opinião mais consolidada sobre o filme.

Sem comentários: