2 de novembro de 2013

Porto Editora - Ficção Portuguesa - Um beco visível só para quem estiver atento

Título: Casos do beco das sardinheiras
Autor: Mário de Carvalho
Págs.: 88
PVP: 13,30 €

Um beco só visível para quem estiver atento
Casos do beco das sardinheiras é um dos mais icónicos livros de contos de Mário de Carvalho

Podia ser em Alfama ou na Mouraria, talvez até em Benfica ou na Ajuda: para Mário de Carvalho, o Beco das Sardinheiras está visível para qualquer pessoa que o queira encontrar. E são as histórias dos habitantes desse tradicional e pitoresco beco, entre as quais se encontra o conhecido conto «O tombo da Lua», que compõem o livro Casos do beco das sardinheiras, publicado pela primeira vez em 1982 e com nova edição, pela Porto Editora, disponível a partir do dia 1 de novembro. Por todo o livro encontramos a recomendação «Convém mas é não confundir género humano com Manuel Germano», divisa que se revela determinante para os moradores deste beco.
Casos do beco das sardinheiras é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.

Sobre o livro:
O Beco das Sardinheiras é um beco como outro qualquer, encafuado na parte velha de Lisboa. Uns dizem que é de Alfama, outros que é já da Mouraria e sustentam as suas opiniões com sólidos argumentos topográficos, abonados pela doutrina de olisiponenses egrégios. Eu, por mim, não me pronuncio. Tenho ideia de que ali é mais Alfama, mas não ficaria muito escarmentado se me provassem que afinal é Mouraria.
Creio que o nome lhe vem das sardinheiras que exibem um carmesim vistoso durante todo o ano, plantadas num canteiro que rompe logo à esquina, não longe da drogaria que já fica na Rua dos Eléctricos.
A gente que habita o Beco é como as demais, nem boa nem má. Tem sobre os outros lisboetas um apego ainda maior ao seu sítio e às suas coisas. Desde há muito tempo que não há memória de que algum dos do Beco tenha emigrado de livre vontade.

Sem comentários: