6 de novembro de 2013

Fundação Círculo de Leitores / Os Transparentes, de Ondjaki, Prémio Literário José Saramago 2013

Os Transparentes, de Ondjaki, Prémio Literário José Saramago 2013

Na oitava edição do prémio criado pela Fundação Círculo de Leitores para distinguir jovens escritores de língua portuguesa foi distinguido o escritor angolano Ondjaki, pelo seu romance Os Transparentes. O nome de Ondjaki junta-se agora ao de Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Andréa del Fuego, que viram também livros seus premiados com este galardão. O anúncio foi feito por Guilhermina Gomes, presidente do júri do Prémio Literário José Saramago, e Diretora Editorial do Círculo de Leitores, ao meio-dia em ponto do dia 5 de novembro de 2013, na sede da Fundação José Saramago.

Natural de Luanda, onde nasceu no ano de 1977. Ondjaki é o seu nome de escrita, guerreiro em Umbundu. Poeta, prosador, visita também a escrita para crianças, o teatro, a pintura, o documentário. Formado em Sociologia, completou o doutoramento em Estudos Africanos em Itália. Distinguido em 2000 com a Menção Honrosa do Prémio António Jacinto pelo seu primeiro livro de poesia (actu sanguíneu), em 2005 obtém o Prémio António Paulouro pelo livro de contos E se amanhã o medo, e o Grande Prémio APE em 2007 por Os da minha rua.
Em 2010 recebe o Prémio Jabuti (categoria juvenil) com AvóDezanove e o segredo do soviético. Ainda no âmbito juvenil, publica A bicicleta que tinha bigodes distinguido com o Prémio Bissaya Barreto 2012 e com o Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (IBBY do Brasil) 2013. O romance Os transparentes é agora distinguido com o Prémio Literário José Saramago 2013.

POESIA: actu sanguíneu (2000); há prendisajens com o xão (2002); materiais para a confecção de um espanador de tristezas (2009); dentro de mim faz Sul seguido de acto sanguíneo (2010) CONTOS:
momentos de aqui (2001); e se amanhã o medo (2005) ROMANCE: bom dia camaradas (2001); o
assobiador (2002); quantas Madrugadas Tem a Noite (2004); AvóDezanove e o segredo do soviético
(2008); Os transparentes (2012) INFANTIL/JUVENIL: Ynari: a menina das cinco tranças (2004); O leão e o coelho saltitão (2008); o voo do Golfinho (2009); Ombela, a origem das chuvas (2011); a  bicicleta que tinha bigodes (2011); uma escuridão bonita (2012) TEATRO: Os vivos, o morto e o peixefrito
(2009) DOCUMENTÁRIO: Oxalá cresçam Pitangas (2006)

Sinopse:
«Com o presente romance, de novo aparece Luanda - a Luanda atual do pós-guerra, das  especificidades do seu regime democrático, do «progresso», dos grandes negócios, do «desenrasca» - como pano de fundo de uma história que é um prodígio da imaginação e um retrato social de uma riqueza surpreendente.
Combinando com rara mestria os registos lírico, humorístico e sarcástico, Os transparentes dá vida a uma vasta galeria de personagens onde encontramos todos os grupos sociais, intercalando magníficos diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna.»

Excertos da Obra premiada
«Odonato já não tinha força para desenhar nos lábios um gesto mínimo de espanto ou o que fosse um vulgar sorriso, a temperatura chegava-lhe à alma, os olhos ardiam por dentro Chorar afinal não tinha que ver com lágrimas, antes era o metamorfosear de movimentos internos, a alma tinha paredes – texturas porosas que vozes e memórias podiam alterar…»
«…a verdade é límpida e conhece veredas secretas para chegar ao seu destino»
«Odonato observava as mãos e os alimentos: tudo oferecido ou encontrado nos restos do supermercado  onde algum conhecido trabalhava
− agora comemos só aquilo que os outros já não querem – comentou
− é pecado deitar fora comida ainda boa
− é pecado não haver comida para todos…»
«Luanda fervia com a sua gente que vendia, que comprava para vender, que se vendia para ir depois comprar a gente que se vendia sem voltar a conseguir comprar…» 

Criada em 1995 com o objetivo de divulgar a cultura escrita e literatura portuguesa, contribuindo para o fomento dos hábitos de leitura e promoção da língua portuguesa. Para além do apoio à edição de grandes obras, e da publicação da revista LER, a fundação criou as Olimpíadas da Leitura, percursoras de conceito do Plano Nacional de Leitura, e o Grande Torneio das Letras em parceria com o Diário de Notícias. Em 1999 inicia a atribuição do primeiro grande prémio literário a distinguir jovens escritores de língua portuguesa, o Prémio Literário José Saramago.
Homenageando a figura do Nobel da Literatura, José Saramago, este prémio foi criado em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores. Afirmando-se como um dos mais importantes prémios literários atribuídos no âmbito da lusofonia a autores com obra publicada em português, e com idade não superior a 35 anos, foram distinguidos em anos anteriores nomes como: Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Andréa del Fuego. O Prémio Literário José Saramago tem o valor de 25 mil euros.

Sem comentários: