1 de junho de 2013

Opinião - Histórias de terror do navio negro

 

Título: Histórias de terror do navio negro
Autor: Chris Priestley
Editora: Arte Plural

Sinopse:
Na Velha Estalagem, sobre um mar tempestuoso, Ethan e Cathy esperam a chegada do pai. Entretanto, um marinheiro aparece em busca de abrigo, e assim começa uma longa noite de histórias aterradoras… Há algo neste homem que inquieta Ethan e Cath, mas não sabem o quê.
É então que o amanhecer abre os olhos das crianças para uma realidade ainda mais chocante, mais angustiante do que o que as histórias que ouviram na noite anterior.
Um livro assustador… Terás coragem para o ler? 

Opinião por Clarinda Cortes:
Chris Priestley brinda-nos com mais um livro de contos de terror, desta vez As Histórias de Terror do Navio Negro. Como o próprio nome indica, não é uma história, são várias histórias do mar contadas, na sua maioria, por um marinheiro numa noite de tempestade. Os ouvintes principais são duas crianças doentes que estão sozinhas numa estalagem à espera do pai que foi buscar medicamentos. As histórias escritas numa narrativa acessível e simples, que envolve e prende, são um pouco mais assustadoras e macabras que as do primeiro livro do autor. São mais surpreendentes, fantásticas e sombrias.
Com o desenrolar dos contos, criam-se interações entre os personagens. Gradualmente vai surgindo um certo desconforto e o terror vai crescendo a cada conto que se lê. Quando pensamos que o marinheiro termina o seu último conto da noite, surge algo mais sinistro que… só mesmo lendo se pode sentir! Os contos são únicos, mas fazem parte de um todo que não faria sentido de outra maneira.
Os desenhos, de David Roberts, que acompanham este livro são fantásticos e são parte fundamental do mesmo. Sem eles, faltaria certamente uma parte da alma destes contos. Sem eles, parte do nosso imaginário seria menos rica. Sem eles, parte do espírito do livro estaria perdida.
É um livro recomendado para adolescentes, mas que agradará certamente a todos os que gostam deste género de leitura. Um livro que me surpreendeu, pois consegue ser ainda melhor que o primeiro. Um livro de terror, magia, mistério, suspense e até tristeza, mas que ainda assim consegue transmitir ternura. Um livro que nos deixa com água na boca, porque há mais.

Sem comentários: