Título: O Outro Lado da Verdade
Autor: Marcos Bessa
Editora: Papiro Editora
Sinopse:
1975
Madalena, uma mulher ainda jovem e muito elegante, está casada com um homem que tem idade para ser seu pai. Cansada de uma vida de aparências, presa a um casamento que fora obrigada a aceitar por necessidade e gratidão, Madalena conhece pela primeira vez o amor ao lado de Francisco e entrega-se, mesmo temendo o pior. Apaixonam-se um pelo outro e desejam viver um amor que aos olhos de qualquer um era impossível dar certo.
2005
Trinta anos mais tarde, pouco tempo depois de ter perdido o seu namorado num trágico acidente, Inês, filha de Francisco, volta a encontrar razões para sorrir num novo amor que surgiu subitamente. Quando aquele grande pesadelo da perda do namorado começa a desvanecer-se, dando lugar a uma nova vontade de ser feliz, Inês encontra o pai morto nas Caves Vilamar.
Uma série de acontecimentos sucedem-se ao longo de cerca de uma semana, grande parte deles interligados, e de certa forma desencadeados por algo que tinha acontecido trinta anos antes. tudo porque havia uma verdade escondida: o outro lado da verdade.
Opinião por Rita Pereira:
Este é um dos meus livros favoritos. Foi escrito por um rapaz de 16 anos, Marcos Bessa, que encantou a todos com o seu romance.
A história aponta para duas épocas:
- Em 1975, um ano após a queda da ditadura Salazarista, durante a instabilidade político-social e as perseguições aos simpatizantes do antigo regime. Francisco e Madalena, são os protagonistas de uma história de amor impossível, que começou num piscar de olhos muito intensamente e acabou como o fogo-fátuo. Controlados pelas convenções e separados por um ódio oculto, viveram sem saber da existência do outro.
- E em 2005, trinta anos mais tarde, Inês e João, numa altura bem diferente, sofrem as consequências dessa separação e é desvendado o outro lado da verdade.
O livro afecta o leitor da primeira à última página. Logo no primeiro capítulo expõe a situação de Madalena que "prende" a atenção, pois fica-se «com a pulga atrás da orelha» para saber as razões daquela realidade e, por isso, só se consegue «saciar a sede» quando for lida a última página.
É cativante, muito interessante, repleto de emoções fortes e sentimentos duradouros e, em algumas partes é chocante por ser inesperado. Repito, foi escrito por um rapaz de 16 anos. É de louvar toda a trama construída, todas as personagens criadas, todo o cenário.
Sem acrescentar mais nada, termino com um excerto do prefácio, escrito por Sara Bessa, sua prima: "(...) Na verdade, O Outro Lado da Verdade é este, um livro que apresenta uma linguagem simples e acessível, desenvolvida num estilo claro, com diálogos bem pensados e estruturados. Que mais dizer sobre este romance? Que mais dizer sobre o seu autor? Este livro fala por si. A mim resta-me apenas agradecer-lhe a honra de prefaciar a sua primeira obra".
Sem comentários:
Enviar um comentário