27 de maio de 2013

Opinião - Harry Potter e o Príncipe Misterioso

  Harry Potter e o Príncipe Misterioso (Harry Potter, #6)
Título: Harry Potter e o Príncipe Misterioso
Autor: J. K. Rowling
Editora: Presença

Sinopse:
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. 

Voldemort está mesmo de volta! Esta é a terrível confirmação que agita o início do sexto ano na escola de feitiçaria de Hogwarts. O crescente poder maléfico de Voldemort e do seu vasto exército de Devoradores da Morte é cada vez mais visível, não só no mundo da Magia como no mundo dos Muggles. Agora, mais do que nunca, é necessário reunir forças para combater o mal, e, para isso, Harry e Dumbledore visitam o passado misterioso de Voldemort e o coração da magia negra, e desvendam alguns segredos verdadeiramente espantosos. Mas são muitos mais os enigmas que Harry terá de resolver, entre eles, um muito em especial - quem é o príncipe misterioso a quem pertenceu o livro sobre poções que Harry recebeu e que revela conhecimentos poderosíssimos e letais? Poderá contar com ele como aliado ou será mais um inimigo a vencer? Neste penúltimo livro da série, as forças são testadas até ao limite, e Harry terá de apelar a toda a sua coragem e determinação para prosseguir na luta contra o poderoso senhor das trevas!... Será que vai conseguir? 

Opinião por Andreia Silva:
Harry Potter há muito que ultrapassou todas as barreiras da literatura. Não tem idade para ser lido e não tem limites no que diz respeito às sensações que propicia aos seus leitores. 
Estava preparada para o aumento do ambiente sombrio e para o aumento da perigosidade quando comecei este sexto volume! De livro para livro J.K. Rowling imprime uma magia ao livro tal que não deixa ninguém despregar os olhos desta história. E atingiu-me a mim! Já não temos uma história de jovens numa mera escola de magia. Já há muito que deixamos de ter um enredo previsível. O que ela nos oferece, desta vez, é um livro extremamente denso, bem escrito, muito bem imaginado mas com personagens que nos ensinam a viver, mesmo que as nossas varinhas apenas sirvam para ralar a sopa! 
No sexto volume com um titulo que, a meu ver, não faz grande jus ao livro todo, nem à importância que este volume tem para a história globalmente(e isso é um mero pormenor), encontramos Harry e companhia em mais um ano na escola de Hogwarts depois da confirmação de que aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado voltou!Adoro estas personagens e acho maravilhoso o rumo que a autora está a dar à história! De todas elas!
Fui surpreendida ao longo do desenrolar dos capítulos porque, na realidade, eu tenho o mesmo problema que o Dumbledore: confio demasiado nas pessoas e acho que todas elas têm um lado bom! E não, não é verdade! Mesmo as personagens podem desiludir-nos ou então, simplesmente, confirmar que as nossas mais ínfimas suspeitas são verdadeiras. Mesmo assim, acho que Draco Malfoy pode, e espero que assim seja, passar para o lado bom! 
Não vou ler o sétimo volume para já! Não quero perder já o legado de Hogwarts! Não quer ter de fechar a porta deste mundo!

Sem comentários: