3 de maio de 2013

Bertrand: Apontamentos Políticos: Eanes e os Partidos

Título: Apontamentos Políticos – Eanes e os Partidos 
Autor: General Garcia dos Santos e David Castaño
Género: Ensaio
Formato: 15x23,5cm
N.º de páginas: 400
Data de lançamento: 26 de abril
PVP: 16,60€

Neste livro, relatam-se várias audiências concedidas pelo Presidente da República, general Ramalho Eanes, aos partidos políticos entre 1976 e 1973. As pormenorizadas descrições efetuadas pelo então chefe da Casa militar da Presidência da República, general Garcia dos Santos, apesar de não cobrirem todas as reuniões realizadas entre o Presidente e os partidos durante este período, dado que o chefe da Casa Militar não esteve presente em todas elas, constituem um interessante contributo para história política destes anos do período dito de consolidação democrática, que se estendeu de 1976, ano em que se realizaram as primeiras eleições legislativas e as eleições presidenciais, a 1982, ano em que se completou a primeira revisão da Constituição aprovada pela Assembleia Constituinte a 2 de abril de 1976.

Autores:
Amadeu Garcia dos Santos nasceu em Lisboa, a 13 de agosto de 1935. Participou ativamente na revolução de 25 de abril de 1974 e no golpe militar de 25 de novembro de 1975, tendo sido responsável pelo planeamento, execução e coordenação das transmissões das forças do Exército que intervieram quer na revolução, quer no contragolpe. No âmbito da sua carreira militar, desempenhou ainda as funções de Chefe da Casa Militar do Primeiro Presidente da República eleito após o 25 de abril, o general Ramalho Eanes, de 1976 a 1981, foi membro do Conselho da Revolução, entre 1976 e 1982, e Chefe do Estado-Maior do Exército, de 1981 a 1983. No exercício das funções e nos cargos que desempenhou, foi agraciado com vinte e duas condecorações, entre as quais a Grã-Cruz de Mérito Militar e a Grã-Cruz Militar de Avis.

David Castaño é doutor em História Moderna e Contemporânea, mestre em História das Relações Internacionais e licenciado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. No seguimento dos estudos dedicados à transição para a democracia que empreendeu no âmbito do doutoramento, é atualmente bolseiro de pós-doutoramento da FCT no IPRI/UNL onde desenvolve um projeto de investigação sobre a consolidação democrática portuguesa. Tem publicado diversos artigos e capítulos de livros, foi um dos coordenadores do livro Portugal e o Atlântico, 60 anos dos Acordos dos Açores e é autor do livro Paternalismo e Cumplicidade: as relações luso-britânicas 1943-1949. Em 2005, recebeu o Prémio Teixeira de Sampayo.

Sem comentários: