22 de março de 2013

Opinião - Eragon

 
Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: 1001 Mundos

Sinopse:
Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.
De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar nas suas mãos...

Opinião por Mónica Ferreira:
Eragon é um dos já tão desejados livros de fantasia. A sede de mais, daquele mistério viciante como se de um ópio abençoado se tratasse é a nova moda... Um tanto ao quanto inspirado na história do Senhor dos Anéis pelo ambiente e pela moral, Paolini vai abordar um novo mundo mágico de um rapazito, Eragon, que encontra um ovo de um dragão, Saphira, que o lançará para uma aventura única, expondo-lhe uma série de desafios, obrigando-o a provar ao mundo que merece conquistar os limites. Quais são eles? leiam o livro, é sempre melhor. Está bem escrito, não nego. Prende-nos à leitura pelo místico que transborda. A mente viaja para dentro do livro e sendo um dos temas que muito desejamos, acabamos por nos infiltrar radicalmente...e quando acaba, o desejo de continuar é grande, estando ainda a faltar o final, dado ser uma trilogia. Bem, deixando um cheirinho da história, como referi, trata-se da vida e da batalha de Eragon, um rapazito ainda novo com uma família pobre de uma natural simplicidade. Encontra uma pedra azul na floresta de onde sairá Saphira, que mudará radicalmente a sua vida, tendo os dois de se aventurar na companhia somente dos seus corações, da amizade e de uma espada legendaria e das recomendações de um velho guia. E depois claro temos o típico bom e mau... as típicas aventuras do bem a tentar deitar a baixo o mau, neste caso, o imperador. É um livro que nos faz viajar no mundo da fantasia e dos dragões e voar com Eragon. Adorei, espero que sintam o mesmo.

2 comentários:

Unknown disse...

Não é uma trilogia mas sim um ciclo de 4 livros, e realmente (infelizmente) já terminou!
;)

Nany disse...

Tenho o prazer de já ter lido este livro, bem como Eldest, Brisingr,e tenho lá em casa a Herança, que confesso ainda não peguei, não só por causa do tamanho que teria de carregar, mas porque estou a dedicar-me a um outro do José Rodrigues dos Santos.
Dentro do universo fantástico é uma história rica que vale a pena ler e seguir.
Nany