4 de fevereiro de 2013

Um guia filosófico para a vida, nas livrarias a 8 de fevereiro

Título: Filosofia para a Vida e outras situações perigosas
Autor: Jules Evans
Género: Ciências Sociais
Tradutor: Miguel Coutinho
N.º de páginas: 316
Data de lançamento: 8 de fevereiro

Não é um livro de autoajuda, mas pode ajudar muita gente a perceber o mundo em que vivemos, recorrendo a conceitos antigos. Jules Evans dedicou-se a encontrar utilidade para os filósofos clássicos hoje, tornando claras – e sobretudo muito úteis – as ideias de Sócrates, Epicuro, Heraclito, Pitágoras, Platão e Aristóteles, só para nomear os mais famosos dos doze filósofos clássicos que inspiraram diariamente o autor.
Por que há tantos Céticos que se tornam ilusionistas? Que pensadores se divertem mais? A Filosofia pode salvar-nos a vida?
Depois de a Filosofia o impedir de cair numa profunda depressão, Jules Evans ficou fascinado com a noção de que ideias surgidas há mais de 2000 anos nos podem ajudar agora. Lançou-se, então, numa viagem de cinco anos para investigar o motivo pelo qual se está a redescobrir a sabedoria dos Antigos. Pelo caminho, entrevistou soldados, eremitas, gangsters, astronautas e anarquistas, e ouviu como a Filosofia Antiga lhes tinha, também, mudado a vida. Descobriu ainda que a Filosofia Antiga tinha inspirado comunidades modernas – cafés socráticos, encontros estoicos, comunas epicuristas, cultos platónicos –, e até nações, na sua busca pela vida ideal.
Este livro é um convite para uma escola de sonho, com uma faculdade turbulenta que inclui doze dos maiores filósofos da Antiguidade. Cada lição mostra que técnicas podemos aprender com estes filósofos e se podemos abraçar a sua filosofia como modo de vida. Animado, divertido e inspirador, este livro é de filosofia para a rua, local de trabalho, campos de batalha, para o amor e para a vida.

Sobre o autor:
Jules Evans dirige o Well-Being Project (Projeto Bem-Estar) do Centro de História das Emoções da Faculdade Queen Mary, na Universidade de Londres. Participa na organização do Clube de Filosofia, o maior clube do género no Reino Unido, e dá palestras e workshops sobre a aplicação prática da Filosofia por todo o país. É autor de várias colunas e artigos em publicações como o Wall Street Journal, The Times, Spectator, Prospect e Psychologies, e tem colaborado com organizações como a New Economics Foundation, a Rockefeller Foundation e a School of Life, a escola de Filosofia de Londres. O seu website (www.politicsofwellbeing.com) tem seguidores assíduos por todo o mundo.

Sem comentários: