2 de dezembro de 2012

Sextante Editora - Ficção - O mais fervoroso ativista russo da atualidade

Título: Limonov
Autor: Emmanuel Carrère
Tradutor: Manuela Torres
Págs.: 384
PVP: € 17,70

Para uns, Limonov é um herói, outros consideram-no um perigoso bandido, mas é certamente um dos mais importantes ativistas russos da atualidade. Emmanuel Carrère, fascinado pela vida deste escritor marginal nascido em 1943, é o autor do romance biográfico Limonov, vencedor do Prémio Renaudot 2011, que a Sextante Editora publica a 22 de novembro.
Eduard Limonov é o porta-voz do nacionalismo mais radical da Rússia e opositor de Vladimir Putin, viveu exilado nos EUA e em França até à queda do muro de Berlim, altura em que a sua carreira e ideologia políticas começam a ganhar destaque. Mais do que relatar e refletir sobre as aventuras de Limonov, o cineasta e escritor Emmanuèl Carrère faz ainda um retrato do que foram os últimos 50 anos da Rússia e da Europa.

Sobre o livro:
«Limonov não é uma personagem de ficção. Ele existe. Eu conheço-o. Foi um marginal na Ucrânia; ídolo do underground soviético na era Brejnev; sem-abrigo e depois criado de quarto de um milionário em Manhattan; escritor de vanguarda em Paris; soldado perdido na guerra dos Balcãs; e hoje, no imenso bordel do pós-comunismo na Rússia, velho chefe carismático de um partido de jovens em fúria. Vê-se a si próprio como um herói, mas podemos considerá-lo um estafermo: por mim, deixo o julgamento em suspenso. É uma vida perigosa, ambígua: um verdadeiro romance de aventuras. É também, creio, uma vida que conta qualquer coisa.
Não apenas sobre ele, Limonov, não apenas sobre a Rússia, mas sobre a história de todos nós depois do fim da Segunda Guerra Mundial.» Emmanuel Carrère.

Sem comentários: