28 de dezembro de 2012

Opinião - Segue o coração

Título: Segue o coração
Autor: Lesley Pearse  
Editora: Asa

Sinopse:
Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…
Opinião por Maria Margarida de Carvalho Almeida Costa: 
"Este foi o meu segundo livro de Lesley Pearse. E tal como o primeiro, ADOREI!

Demorei um pouco a decidir começar a lê-la, porque tinha a ideia “estapafúrdia” que eram apenas romancezinhos cor-de-rosa, mas quando li o “Nunca me Esqueças” fiquei siderada! Mesmo assim, pensei que me tinha agradado apenas por ter por base uma personagem real… Decidi ler este para confirmar… E foi uma boa decisão, não me arrependi apesar das suas quase 800 pág. (não que o tamanho dos livros me assuste!).

Tal como o outro conta-nos a história duma MULHER CORAGEM! E é ao mesmo tempo uma lição de História: a História do EUA do final do Séc. XIX!. Um 2 em 1!

O livro prende desde o primeiro parágrafo e "obriga" a virar página atrás de página, quase sem nos apercebermos! Deu-me imenso prazer lê-lo, teve momentos divertidos, outros em que as lágrimas me vieram aos olhos (e eu não sou de lágrima fácil…) mas nunca momentos mortos ou desinteressantes.

Lesley Pearse sabe trabalhar as personagens: desde personagens fortes mas bondosos, personagens que precisavam da força de outros para continuar, personagens menos bondosos que se aproveitavam das fragilidades dos outros, à personagem principal Matilda, consegue prende-nos a elas desde o início!

Matilda é uma mulher cheia de força a quem nem mesmo as adversidades, os desgostos e as perdas ao longo da trama abatem e que apesar disso ou exactamente por isso, nunca mudou o seu carácter, nunca deixou de ser a pessoa que era; para além de uma mulher forte, determinada e inteligente, um coração do tamanho do Mundo com um enorme amor ao próximo! De criança de origem humilde e com uma infância difícil num bairro pobre de Londres a uma das mulheres mais importantes de São Francisco, leva-nos através da história da sua vida, a percorrer caminhos que nunca imaginámos, a acompanhar uma História, que mesmo não sendo directamente a nossa, mudou o Mundo e leva-nos a conhecer homens e mulheres, cheios de coragem e medos numa travessia hoje impossível de imaginar, desde a Londres do Séc. XIX ao Oeste Americano, à corrida ao ouro, uma travessia carregada de perigos mas que não desistem de perseguir o sonho de dias melhores, mesmo arriscando a própria vida… Uma personagem que será difícil de esquecer!

E afinal não são romances cor-de-rosa (afinal onde terei ido buscar esta ideia?), mas histórias de vida, que vindas do passado nos dão, para além de uma lição de História, se a quisermos ver, uma lição para o futuro!

Para terminar, simplesmente ADOREI! E vou ler os outros, definitivamente!"

1 comentário:

Marg disse...

Olá

Não estava à espera de ver a minha opinião publicada. Foi uma agradável surpresa. Obrigada!