9 de dezembro de 2012

Opinião - O circo dos sonhos

Título: O circo dos sonhos
Autor: Erin Morgenstern  
Editora: Civilização

Sinopse:
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite. 
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro. 
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto. 
Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Opinião por Claudia Cartaxo:
Devo dizer que este é um livro, que primeiro, me chamou a atenção pela capa e grafismo, de seguida, deixei-me convencer pelo resumo do livro, e não resisti à tentação de comprar um bilhete de valor incalculável para um espectáculo a preto e branco, mas que se revela, desde a primeira página, um romance repleto de cor, excentricidades, originalidade, magia e sonhos, vividos acordados até ao amanhecer...
O Circo dos Sonhos é um espectáculo, onde as personagens principais foram treinadas e educadas, de formas diferentes pelos seus mestres, para serem adversários, involuntários, num desafio onde as regras não são claras, e o palco é o próprio circo.
Ao longo do livro, conhecemos as mais variadas personagens, todas com um papel importante durante a narrativa e que nos dão pistas e nos conduzem a um final inesperado.
O facto de os capítulos não se passarem numa sequência temporal, e andarem para a frente e para trás no tempo, aumenta o mistério e obriga o leitor, a ter uma atenção redobrada.
Uma história que nos transporta para os contos de fadas da nossa infância e nos faz sonhar com a magia.
Um romance mágico que, de certeza absoluta, não deve perder!!

Sem comentários: