11 de dezembro de 2012

Contos e Lendas da Madeira, de José Viale Moutinho, publicado agora em inglês, com o título «Madeira Folktales and Legends»

A editora NOVA DELPHI acaba de publicar uma seleção de Contos e de Lendas da Madeira em língua inglesa. A obra «Madeira Folktales and Legends», do autor José Viale Moutinho, contém num só volume uma seleção de textos publicados inicialmente em português e em dois livros («Contos Populares das Ilhas da Madeira e do Porto Santo» e «Lendas das Ilhas da Madeira e do Porto Santo»).
Pretende-se dar a conhecer um pouco mais da história e da cultura da Madeira aos que nos visitam, algo que vá além dos guias turísticos, e que permita um outro olhar sobre as crenças e as tradições dos ilhéus. A aposta da Editora nesta publicação destina-se ao universo de falantes em inglês – aos turistas, mas também à comunidade emigrante em países de língua oficial inglesa, que já tem várias gerações de descendentes. Esta seria uma forma de terem contacto com a história a cultura da Terra dos seus pais e avós, mas na língua do país que os acolheu.
O livro inclui gravuras retiradas do livro A History of Madeira, with a series of twenty-seven coloured engravings, illustrative of the costumes, manners, and occupations of the inhabitants of the Island, edição de R. Ackermann, Londres; 1821. Gravuras gentilmente cedidas pela Biblioteca Municipal do Funchal, onde se encontra um dos originais deste raro livro.
Na contracapa desta obra pode ler-se uma nota assinada pelo autor:
«Os Contos e Lendas da Madeira reunidos neste livro remetem para aspetos do imaginário do arquipélago, das suas gentes e daqueles que nos visitaram ao longo dos séculos. A posição geográfica das ilhas da Madeira e do Porto Santo permitiram que muitos e diversos povos por elas passassem a caminho de África ou das Américas, ou nela se fixassem, trazendo novas culturas, crenças e costumes. Porém, a colónia inglesa tornou-se uma constante na exploração da economia madeirense, nomeadamente no capítulo do prodigioso Vinho Madeira.
É possível hoje viajar pela Ilha da Madeira ou pelo Porto Santo através dos contos, das lendas e dos mitos. O imaginário coletivo justifica os nomes dados às freguesias e aos sítios, explica o medo dos poderes do Diabo ou alimenta o sonho na busca dos tesouros do corsário escocês Capitão William Kidd, escondidos nas Ilhas Selvagens. Tudo serve de pretexto para entreter as gentes ou para alimentar a sua forma de ser.

Sem comentários: