10 de junho de 2012

Porto Editora - Ficção - Uma tragicomédia familiar


Título: Um Verão Mágico em Cape Cod
Autor: Richard Russo 
Págs: 264 
PVP: 16,60 €
 
Depois de Na Sombra do Pai, a Porto Editora publica, no dia 14 de junho, um novo romance de Richard Russo: Um Verão Mágico em Cape Cod, uma história simultaneamente dramática, comovente e divertida sobre uma família, com os seus dramas, ambições e fantasmas.
Cape Cod nunca foi um lugar de sonho de Griffin, mas vai ser um dos principais palcos da sua vida. Destino de férias entediantes com a família durante a infância, será também o sítio onde, mais tarde, colocará em causa o seu casamento e refletirá sobre a difícil relação com os pais, cujas cinzas transportará consigo para o casamento da filha. Fazendo uso de personagens ricas e discursos inteligentes e carregados de humor, Richard Russo retrata com ironia as vicissitudes dos laços familiares. 
 
Sobre o livro: 
Trinta anos antes, durante a lua de mel em Cape Cod, Griffin e Joy tinham traçado um plano de vida conjunta que, em grande parte, se cumpriu – Griffin trocou a profissão de argumentista pela de «respeitável» professor universitário, tiveram uma filha, Laura, e mudaram-se para a Costa Leste. A vida perfeita. Porém, quando o destino os traz de novo a Cape Cod, para assistirem ao casamento da melhor amiga da filha, os pilares do que acreditavam ser uma união sólida ameaçam ruir. O passado oprime o presente, o futuro é posto em causa… Que influência tiveram as famílias nas suas escolhas e nestes trinta anos de casamento? Griffin esforça-se por enterrar – literalmente – os fantasmas do passado, mas, um ano depois, a caminho do casamento da filha, e separado de Joy, ainda transporta as cinzas dos pais na bagageira e as suas frustrações no banco de trás. Às vezes a busca da perfeição leva-nos a lugares inimagináveis…
Um verão mágico em Cape Cod é um magnífico retrato das vicissitudes da vida familiar, combinando momentos absolutamente hilariantes com outros de uma profunda tristeza, que conduzirão o leitor a um final apoteótico.

Sem comentários: