Título: Paula
Autor: Isabel Allende
Editora: Círculo de Leitores / Edições Inapa
Sinopse:
Esta obra de Isabel Allende possui e prossegue duas qualidades essenciais à sua narrativa e ao seu estilo literário: a densidade e a intensidade. Sendo uma representação do sofrimento e de memórias, Paula é um documento multibiográfico, como de resto são em grande parte os seus outros romances, e neste se configura como uma viagem dupla em presença do estado comatoso da filha e da acumulação da experiência de outras dores, entremeada por breves alegrias e pela presença da mãe. Paula, é tanto um diálogo à cabeceira de uma doente clinicamente privada de consciência, como um solilóquio de grandeza e fragilidade, a tentativa de unir a ideia do amor como única ponte de salvação humana, a realidade do sofrimento tantas vezes absurdo e indecoroso.
Opinião por Celina Rodrigues:
Nunca tinha lido nada de Isabel Allende, e este sendo uma história verídica não me permite formar uma opinião sobre os seus romances.
"Paula" é sobre a filha da escritora que sofre de uma doença grave. Isabel, ao acompanhar a recuperação da filha, e a conselho da sua editora, começa a escrever sobre a sua própria vida.
A obra é uma deambulação entre o passado da escritora, desde tenra idade, e a doença da filha, sentimentos e rotinas que provoca.
Uma escrita fácil, interessante e acessível, e uma maneira de conhecer a vida de Isabel Allende e até a história do Chile.
No final a história é muito comovente, a escrita leva às lágrimas (no meu caso...).
A morte não é nada fácil de encarar, nem de acompanhar. E para uma mãe que não desiste, a luta é mesmo até ao fim...
1 comentário:
Bom dia Celina,
li este livro há muitos anos e adorei. Tal como tu, chorei bastante a ler por ser uma histórica veridica e por ser escrita por esta grande escritora, Isabel Allende.
Agora fiquei com vontade de o ler outra vez! ;-)
Boas leituras,
Maria João
abibliotecadajoao.blogspot.com
Enviar um comentário