13 de junho de 2012

Opinião - Conta-me coisas de Cuba

Título: Conta-me coisas de Cuba  
Autor: Jesus Diaz  
Editora: Ambar  

Sinopse: 
O romance aborda a realidade cubana dos últimos anos, entre a nostalgia do país e os sonhos de uma vida nova.  

Opinião por Isalina Antunes: 
Após ter entrado ilegalmente em Maiami vindo de Cuba via Mexico, o estomatologista cubano, Stalin Martinez vê-se confinado no terraço da casa do seu irmão impiedosamente exposto ao sol, sem se lavar e praticamente sem comida até adquirir o aspecto de um balsero, única forma possível para as autoridades dos Estados Unidos lhe concederem asilo político. 
Aí conhecerá a sua família americana: o seu sobrinho Jeff, a sua cunhada e a irmã desta, Miriam de quem receberá as maiores para não dizer únicas provas de afecto. Aliando com mão de mestre a intrspecção do protagonista a um finissimo sentido de ironia e ternura, o autor traça o perfil de um homem de ideias nobres e gostos simples que ultrapassado por esta situaçao absurda, é incapaz de fazer frente aos acontecimentos que se sucedem. 
O romance aborda assim a realidade cubana dos últimos anos entre a nostalgia do país e os sonhos de uma vida nova. Um romance magnifico com um estilo solto, agil, preciso nas descrições e salpicado de imagens certeiras que nos impelem à gargalhada mas também a uma certa tristeza.

Sem comentários: