15 de maio de 2012

Porto Editora - Ficção - Sucesso juvenil em todo o mundo

Título: Divergente
Autor: Veronica Roth 
Págs.: 352  
PVP: 15,50 € 
 
Sucesso à escala mundial, aventura cuja ação se desenrola em cenário futurista, verosímil e sem figuras sobrenaturais, Divergente, de Veronica Roth, é a nova aposta da Porto Editora na ficção juvenil. 
A obra consta em várias listas de melhores do ano – Amazon, Goodreads, Publishers Weekly, Barnes & Nobles, entre outras – e chegou mesmo a número um do top do The New York Times. A Publishers Weekly considerou-a «Uma viagem memorável e imprevisível que é impossível ignorar». Também Becca Fitzpatrick, autora da saga hush, hush (igualmente publicada em Portugal pela Porto Editora), não poupou elogios ao livro: «Maravilhoso, perigoso e enérgico, com uma intensa história de amor a que não consegui resistir!». 
Merece destaque, ainda, o facto de os direitos para cinema terem sido vendidos antes mesmo de o livro ser publicado.
 
Sinopse: 
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. 
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo e que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama ou acabar por destruí-la.

Sem comentários: