18 de março de 2012

Opinião - O Quarto de Jack

Título: O Quarto de Jack
Autor: Emma Donoghue
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.

Opinião por :
O Quarto de Jack representa muito mais do que a história de um sequestro. Neste livro, o narrador é o pequeno Jack, de cinco anos, que é ele próprio fruto deste sequestro.
E na pureza e simplicidade de Jack, o mundo não podia ser mais perfeito. Adora ver televisão, tem uma cobra feita com cascas de ovos, e adoptou um pequeno rato, que por vezes aparece no quarto.
Jack é feliz naquele quarto de 11 m2, onde as objectos mais básicos como um medicamento ou até mesmo um chupa-chupa, têm que ser pedidos como mimo de domingo. Nunca viu a luz do sol, não interagiu com ninguém à excepção da sua mãe e nem sequer sabe distinguir a vida real e a vida da televisão! Mas Jack é feliz!
O único inconveniente na vida de Jack é o Nick Mafarrico, que aparece todas as noites, quando Jack se encontra a dormir. Mas a imaginação de Jack está longe de pensar na crueldade e a desumanidade que habita na mente daquele homem.
Mas aquilo que deveria representar uma enorme alegria, a fuga dos dois para o mundo exterior, revela-se, para Jack, uma ameaça à sua felicidade, o desmoronar da sua vida idílica!
A adaptação à sociedade, o mediatismo que este caso adquire e até o facto de não já não poder partilhar sempre o mesmo compartimento com a mãe, representam um desafio constante para este menino que cresceu literalmente à margem da sociedade.
Este livro é uma verdadeira lufada de ar fresco na nossa vida! Uma lição para todos aqueles que não sabem simplesmente ser felizes e aproveitar todas as regalias que a vida nos oferece, quando até Jack, que cresceu em condições verdadeiramente bárbaras, foi capaz de o fazer.
E apesar de não ser o típico romance em que a história central é uma paixão arrebatadora entre um homem e uma mulher, este livro é uma história de amor deliciosa e encantadora, capaz de derreter até os corações mais duros.
É a prova do amor incondicional que une mães e filhos, e que resiste às mais variadas intempéries. Porque o amor é, sem dúvida, o sentimento mais genuíno que a vida nos oferece, capaz de resistir a tudo e a todos.
Esta foi, sem dúvida, uma das melhores leituras de sempre, daquelas que remexem no mais íntimo de qualquer ser humano, e que despertam em nós um autêntico turbilhão de emoções.

Sem comentários: