2 de dezembro de 2011

Opinião - O cirurgião

Título: O cirurgião
Autor: Tess Gerritsen
Editora: Bertrand

Sinopse:
Anda um assassino em série à solta nas ruas de Bóston. Os cadáveres encontrados indiciam uma brutalidade extrema: as vítimas são cortadas com um bisturi, os úteros são removidos e as suas gargantas cortadas. A polícia desespera para encontrar pistas para travar aquele a quem a imprensa já apelidou de o Cirurgião. Jane Rizzoli, uma detective dura e implacável e a única mulher na Brigada de Homicídios, está determinada a travá-lo. Thomas Moore, o outro detective encarregue do caso, encontra semelhanças perturbadoras com uma outra série de crimes ocorridos dois anos antes numa outra cidade. Poderá tratar-se-á do mesmo assassino? O problema é que o suspeito foi morto por uma das suas vítimas, a doutora Catherine Cordell, uma reputada médica actualmente a residir em Bóston. Será que o pesadelo de Catherine ainda não terminou? Terá o assassino regressado para acabar o que começou?

Opinião por Sara Fernandes:
A loucura da descoberta da literatura policial conduziu-me à compra, em livro de bolso, deste best-seller do New York Times.
A escrita muito descritiva e exacta de todos os actos médicos da doutora Catherine Cordell é claramente fruto da experiência da autora como médica.
A análise crua dos detectives, a dictomia entre a masculinidade da detective Rizzoli e a feminilidade do assassino, o intrépido desenrolar de forças e fraquezas inesperadas faz-nos mergulhar na riqueza dos personagens, e a pureza na análise mental leva-nos a devorar as quase 500 páginas, apenas para sentir o desfecho.
Literatura com fundamentos ciêntificos e o clássico serial killer bem envolto em nublina que apenas deixam um sabor amargo a CSI sem grande espaço para reflexão como me estava a habituar nos policiais suecos com Stieg Larsson ou Camilla Lackberg.
Recomendo e Recordo TY :)

Sem comentários: