14 de dezembro de 2011

Opinião - Lua-de-mel em Paris

Título: Lua-de-mel em Paris
Autor:
Elizabeth Adler
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Paris, a cidade mais romântica do mundo, é palco de luas-de-mel de sonho e de paixões recentemente descobertas. E para Lara Lewis é o lugar onde ela e o marido viveram o amor no seu melhor. Mais de vinte anos depois, Lara deseja reacender a chama do seu casamento e planeia uma aventura romântica para os dois: reconstituir todos os momentos da sua idílica lua-de-mel em Paris e pela França, visitar os mesmos lugares, comer nos mesmos restaurantes, explorar as mesmas aldeias mágicas. Porém, quando o marido lhe diz, à última hora, que existe outra mulher na sua vida, o coração de Lara quase se estilhaça em mil pedaços.

Algures na estrada da vida, Lara perdeu-se a si própria. Agora, terá de descobrir um novo rumo para a sua existência. Inesperadamente, Lara dá um passo ousado e convida um homem, mais novo e com quem ela acaba de se envolver, para fazer a tão desejada segunda lua-de-mel. O que se segue é a história de dois apaixonados errando pela França numa louca aventura romântica, que se inicia com voos perdidos e bagagem extraviada e termina como sendo a viagem de uma mulher para se encontrar a si própria e ao amor que lhe escapou a vida inteira.

Lua-de-mel em Paris é uma incursão apaixonante pelos sabores, sons, paisagens e aromas de França e a história de uma mulher que se reconcilia com o seu passado e se converte na mulher que sempre desejara ser.

Opinião por Susana Salvador:
Gostava de saber quantas pessoas acabaram de ler este livro e foram a correr comprar um bilhete de avião para Paris e depois alugaram um carro para acabar a viagem no Mediterrâneo. Porque é precisamente isso que me apetece fazer agora. Não para viver a história de amor de Lara e Dan (quer dizer, não digo que não a nenhuma história de amor), mas para conhecer as aldeias medievais com os seus castelos que Elizabeth Adler tão bem descreve. E provar todos os pratos de que fala... Se bem que talvez tivesse gostado ainda mais se a autora se tivesse centrado em menos localidades. Foi o que fez no seu anterior romance traduzido para português, Romance na Toscana (li-o há uns meses num só dia e adorei).
Quanto à história, não há nada a apontar: está bem construída e tem os pontos certos de tensão. O mesmo se passa com as personagens, em relação às quais é fácil sentir empatia. Lara tem 45 anos e descobre que está a ser traída pelo marido médico. Resolve por isso levar Dan, o construtor de 32 anos com quem acaba de se envolver, na viagem que devia ter feito com o marido, refazendo o percurso da sua lua-de-mel.
Todos os ingredientes para um óptimo romance, que garante umas boas horas de leitura. Estou desejosa de ter nas minhas mãos o primeiro romance de Adler em português, Casamento em Veneza, e de saber que outros dos seus 21 livros vão ser traduzidos.

Sem comentários: