14 de novembro de 2011

Ornatos Violeta, 20 anos – a obra completa sai este Natal


Para comemorar o 20ºaniversário da criação dos Ornatos Violeta (1991-2002), a Universal lança este Natal uma caixa que junta num só objecto a (quase) totalidade do espólio gravado da banda.

Esta caixa contém as reedições dos álbuns Cão! (1997) e O Monstro Precisa de Amigos (1999) e ainda um terceiro CD, Inéditos/Raridades, que reúne temas da banda até agora dispersos por compilações e outros que nunca chegaram a ser editados. Na parte das raridades, sucedem-se: “Dez Lamúrias por Gole”, o primeiro registo dos Ornatos (1995, que saiu numa colectânea da revista Ritual); “Tempo de Nascer” (1998, que integrava o alinhamento da compilação Tejo Beat), “Circo de Feras” (1999, a cover do tema dos Xutos & Pontapés, para o álbum-tributo XX Anos XX Bandas) e “Marta” (1999, “lado B” do CD-single de “Ouvi Dizer”). Do lado dos inéditos, recuperam-se “Como Afundar”, “Há-de Encarnar”, “Devagar” e “Rio de Raiva”, das sessões de gravação de O Monstro Precisa de Amigos (1999) e ainda “Pára-me Agora”, das sessões de Monte Elvis (2001), o tal anunciado terceiro álbum da banda que nunca viu a luz do dia.

Nove anos após terem terminado a sua carreira, os Ornatos Violeta continuam a ser uma referência maior da música portuguesa dos anos 90, reunindo hoje uma legião de fãs de todas as idades. Em 2009, O Monstro Precisa de Amigos foi considerado pelos ouvintes da Antena 3 (numa votação promovida a propósito dos 15 anos da rádio), o melhor álbum português editado no período 1994-2009. Em 2010, Filipe Pinto venceu a terceira série do concurso Ídolos com uma versão de “Ouvi Dizer”. Dois exemplos, ao acaso, do impacto que a obra dos Ornatos Violeta ainda continua hoje a ter junto dos melómanos portugueses.

E que este Natal volta a estar disponível…

Sem comentários: