26 de outubro de 2011

Em Casa de Bill Bryson

Título: Em Casa
Autor: Bill Bryson
N.º de páginas: 528
PVP: 18,75 €

«As casas não são refúgios da História. São onde a História vai acabar.»
Em que consiste de facto a História? Séculos de pessoas no seu quotidiano: a dormir, a comer, a fazer sexo, a tentar viver confortavelmente. E onde acontece tudo isso? Em casa.
Foi este pensamento que inspirou Bill Bryson a fazer uma viagem pela própria casa, uma velha reitoria em Norfolk, andando de divisão em divisão a pensar como tinham início os acontecimentos banais da vida. E o que descobriu foram espantosas ligações entre tudo, desde o Palácio de Cristal à Torre Eiffel, do escorbuto à profanação de cadáveres, dos percevejos à Revolução Industrial, da crinolina às retretes, e praticamente tudo o resto que alguma vez aconteceu. Se Breve História de Quase Tudo nos dava um panorama abrangente do mundo, do Universo e de tudo o mais, Em Casa espreita a vida privada pelo microscópio. Bryson emprega a mesma curiosidade insaciável, o mesmo humor irresistível, a mesma proza estilizada e o mesmo poder narrativo, o que torna este livro um dos mais lúdicos e esclarecedores acerca da maneira como vivemos.
Entre em casa de Bill Bryson e descubra a breve história de quase tudo… o resto!
O livro que está para a História como a Breve História de Quase Tudo está para a Ciência.

Sobre o autor:
Bill Bryson nasceu no Iowa. Viveu em Inglaterra durante vinte anos, altura em que trabalhou no Times e no Independent e escreveu para as principais publicações britânicas e norte-americanas. A sua obra inclui livros de viagens como Nem Aqui nem Ali, Crónicas de Uma Pequena Ilha e Diário Africano, livros de divulgação, como a Breve História de Quase Tudo, e de biografia: Shakespeare dos oito aos oitenta. Por aqui e Por Ali, a descrição da sua aventura no trilho dos Apalaches foi um best-seller internacional. Vive nos Estados Unidos, em Hanover, com a mulher e os quatro filhos.

Sem comentários: