24 de julho de 2011

Opinião - Os homens que odeiam as mulheres

Título: Os homens que odeiam as mulheres
Autor: Stieg Larsson
Editora: Bis

Sinopse:
O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

Opinião por Jorge Martins:
Terminei de ler este livro há uns dias atrás. Fantástico! O problema dele é que, como o próprio livro diz nos comentários, é que é muito difícil parar de lê-lo, tanto que cheguei a lê-lo até de madrugada!
Romance, policial e estrangeiro (sueco), o primeiro volume da trilogia Millennium relata a história do patriarca de um grande e intrigante clã que, após o misterioso desaparecimento de sua neta recebe, em todos os seus aniversários, uma flor semelhante à mesma flor que ela lhe dera quando ainda estava presente.
Como uma última tentativa ele tenta, obcecadamente, descobrir o que aconteceu com ela, quem lhe manda as flores, e acaba contratando o protagonista da história: Mikael Blomkvist - jornalista económico que acaba descobrindo muito mais do que Henrik, o patriarca, pudesse imaginar.
É uma leitura atractiva, que o levou a se tornar um bestseller com mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo.

Sem comentários: