28 de julho de 2011

Opinião - O Estranho Caso do Cão Morto

Título: O Estranho Caso do Cão Morto
Autor: Mark Haddon
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Referido pelo The Times como «um dos melhores livros de 2003» O Estranho Caso do Cão Morto é muito divertido. Conta a história de Christopher Boone, um miúdo autista, com apenas 15 anos que vive enredado no seu próprio mundo, longe de tudo e de todos. Possui uma memória fotográfica e é um aluno excelente a matemática e a ciências mas detesta o amarelo e o castanho e não suporta que alguém lhe toque. Absorvido pela sua doença, Christopher desperta um dia quando encontra o cão da sua vizinha morto, no meio do jardim, com uma forquilha atravessada. A partir daqui nunca mais será o mesmo pois só descansará quando descobrir quem cometeu tão atroz crime. Uma obra de humor irónico, que irá em breve ser adaptada ao cinema, pois os direitos para filme foram já adquiridos pelos produtores de Harry Potter, contando com Brad Pitt como actor.

Opinião por Sónia Felizardo:
Nascido em 1962, em Northampton, Mark Haddon estudou Literatura Inglesa e actualmente dá aulas de escrita criativa na Universidade de Oxford. Escreveu cerca de quinze livros para crianças e trabalhou com crianças com deficiências físicas e mentais, que o ajudaram a criar esta obra vencedora do BritishBookAward/2004 nas categorias de Ficção Literária e Livro Juvenil do ano.
A narrativa aborda um dos problemas actuais de desenvolvimento das crianças: A Síndrome de Asperger, escrita na primeira pessoa, por um jovem de 15 anos, possuidor de uma exímia inteligência a Matemática e a Ciências.
Em O Estranho Caso do Cão Morto, o autor exibe um diferente mundo aos leitores, oferecendo-nos um bilhete de viagem ao planeta dos autistas, onde nos deparamos com uma história fictícia sobre uma criança com uma grande pressão a nível psíquico, em que, o mundo para além da sua rua é uma incógnita. Até à noite em que se depara com o cão da sua vizinha trespassado por uma forquilha no meio do jardim e decide É pela mão de Christopher Boone, narrador deste romance, que o escritor consegue, através de uma forma peculiar de escrita e um vocabulário de fácil compreensão e acessível a qualquer classe etária, fazer com que o leitor percepcione, como pode ser a vida de um adolescente com uma perturbação mental.
Ao revelar o responsável pelo homicídio - a meio das tantas páginas - a curiosidade em ler o que sucede o principal foco do livro aumenta, criando assim, um final surpreendente que fica à quem do que se esperava.
É através de um excelente recurso ao diálogo, aos processos de narração e descrição, com uma escrita acessível, uma correcta ortografia, a níveis de pontuação – sem característica própria, e ao excêntrico humor irónico presente ao virar de cada página, que Mark Haddon transforma este romance, numa fonte rica de informação, conseguindo imprimir um lado divertido e cómico na história.
Um livro extramundano, onde se ganha uma visão do mundo, completamente distinto, mas aliciante.

Sem comentários: