10 de maio de 2011

TORI AMOS ESTREIA-SE NA DEUTSCHE GRAMMOPHON COM «NIGHT OF HUNTERS»

Tori Amos faz a sua estreia na Deutsche Grammophon, a editora de música clássica mais conceituada do mundo, com «Night of Hunters», cuja edição está agendada para o próximo mês de Setembro. Desta forma, a icónica e platinada cantora e compositora dá continuidade a um legado de registos inovadores, com um ciclo de canções do século XXI, inspirado em peças musicais dos últimos 400 anos.

Com «Night of Hunters», Tori Amos prossegue uma tradição clássica de variações sobre um tema: partindo da inspiração em formatos clássicos, cria um arrojado novo trabalho, ao mesmo tempo que presta homenagem à mestria das composições originais.

«Usei a estrutura de um ciclo de canções clássicas para contar uma história moderna e actual», explica Tori Amos sobre «Night of Hunters», que compôs e produziu. «A protagonista é uma mulher, mergulhada numa relação agonizante. Ao longo de uma noite, ela passa por uma espécie de iniciação que a leva a reinventar-se, permitindo ao ouvinte segui-la numa viagem onde se exploram complexidades musicais e emocionais».

«Um dos principais temas explorados no álbum é a dicotomia entre caçador e presa – e a forma como ambos coexistem dentro de todos nós», conclui a cantora.

O lançamento de «Night of Hunters» vai ser acompanhado por uma digressão pela Europa e Estados Unidos, com arranque marcado para 28 de Setembro, em Helsínquia, na Finlândia.

Com mais de 12 milhões de álbuns vendidos e diversas nomeações para Grammy, Tori Amos é uma das mais bem sucedidas e influentes artistas da sua geração. Pioneira na forma como tem cruzado as mais variadas plataformas, foi a primeira artista de uma multinacional a oferecer um single para download, já teve as suas canções transformadas em livros de banda-desenhada e, ao longo da sua carreira, tem sido reconhecida pelos seus vídeos, sempre precursores. Tori Amos é também célebre pela sua vasta e apaixonada base de seguidores, pelas suas digressões – aclamadas tanto em termos de crítica quanto de sucesso comercial – e pelos seus espectáculos ao vivo, em permanente evolução. Tori Amos tem-se ainda notabilizado enquanto activista humanitária e co-fundadora da RAINN (rede de apoio a vítimas de violação e incesto), a maior organização norte-americana no combate aos abusos sexuais.

Sem comentários: