Já ouviu falar de Os Grandes Livros? Pois estes são o oposto. Desde O Príncipe, de Maquiavel, até O Comportamento Sexual dos Homens, de Alfred Kinsey, passando pelo Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx, estes livros muitíssimo influentes produziram guerras, genocídios, opressões totalitaristas, a destruição da família e experiências sexuais desastrosas.
E, contudo, as ideias destes autores continuam a ser muito apreciadas; se quer saber, podem mesmo influenciar-lhe o pensamento, sem que o leitor disso se aperceba.
O Prof. Benjamin Wiker vem trazer-lhe um antídoto. Neste livro notável, Wiker vai ao âmago de cada uma destas obras e, através de uma análise inteligente, culta e provocatória, vai demonstrar entre outras coisas que:
• O Príncipe, de Maquiavel era um dos livros de cabeceira de Estaline e inspirou uma longa lista de tiranos.
• O Discurso do Método, de Descartes «demonstra» a existência de Deus pelo simples método de fazer Dele uma criação do nosso ego.
• O Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, podia ganhar o prémio de pior livro de sempre.
• A Ascendência do Homem, de Darwin, prova que ele advogava a aplicação da «sobrevivência dos mais aptos» à sociedade humana.
• Para Além do Bem e do Mal, de Nietzsche, lançou o apelo a um mundo governado exclusivamente pela «vontade de poder».
• O Mein Kampf, de Hitler, era uma espécie de «darwinismo espiritualizado», que explica o anti-semitismo genocidário do ditador alemão.
Inteligente, chocante e instrutivo, este livro constitui um curso rápido sobre as ideias mais nefastas da história humana – e sobre a maneira de as evitarmos no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário