18 de fevereiro de 2011

Opinião - Os Céus de Montana


Título: Os Céus de Montana
Autor: Nora Roberts
Editora: Chá das Cinco

Sinopse:
Quando Jack Mercy morreu deixou um rancho no valor de muitos milhões de dólares. Agora, as suas três filhas - cada uma nascida no seio de um casamento diferente e sem ligação com as irmãs - reúnem-se para ouvirem a leitura do testamento. Mas as jovens ficam chocadas ao descobrirem que, antes de qualquer uma delas poder herdar a sua parte, terão de viver em conjunto no rancho durante um ano. Será isso possível sendo irmãs...mas completamente estranhas?
Cedo vão ter de descobrir, pois ao herdarem o rancho também herdaram um antigo inimigo. E se o azedume e as feridas antigas as dividirem, serão destruidas sem piedade.
Nora Roberts, a autora bestseller do New York Times volta a exceder-se, com um romance extraordinário e avassalador como o próprio céu do Montana...

Opinião:
Mais uma vez deixei-me arrebatar por Nora Roberts. Não sei como ela o faz mas a verdade é que cada livro seu é melhor que o anterior, e apesar da sua escrita ser leve e muito própria, de tal modo a que é possível identificar um romance como seu sem saber quem o escreveu, ela consegue surpreender a cada livro. Penso que seja pelo o facto que as suas personagens são sempre muito bem construídas e por terem um cunho pessoal que as torna quase reais, de tal forma que permanecem na memória de quem lê os seus livros. Mas este livro é um pouco diferente dos anteriores. Sim, tem romance (aliás, até tem três), mas também tem muito mistério, porque há uma série de acontecimentos macabros a ocorrer, o que lhe dá um cunho mais policial.

Neste livro, Nora conta-nos a história de Willa, Tess e Lily, três irmãs, filhas de um mesmo pai mas cada uma de um casamento diferente, que vêem a sua vida levar uma reviravolta aquando da morte do seu pai e da leitura do testamento. Willa pensa que será ela a herdeira principal do rancho de família, em virtude de viver com o seu pai. Mas qual não é o espanto de todas ao lerem o testamento em que consta uma clausula bem clara que cada uma delas, apenas receberá a sua parte após partilharem as suas vidas durante o período de um ano, e que se não o fizerem o rancho será entregue ao Estado. O verdadeiro problema é que as três irmãs não se conhecem e tem personalidades bem vincadas e diferentes.

O que mais gostei foi definitivamente a relação entre o Adam e a Lily, só tive pena que não fosse mais aprofundada, e da interacção entre as irmãs porque se assiste de perto ao crescendo do afecto entre elas. A amizade que cresce entre eles é simplesmente maravilhosa. Também gostei muito da Tess, uma personagem super divertida, e da Willa uma personagem mais selvagem e corajosa. Ah, e não posso deixar de referir a capa, que está lindíssima!

Para mim, este é sem dúvida um dos melhores livros de Nora Roberts. Empolgante do inicio ao fim, a história prende-nos fazendo-nos imaginar quem será o assassino, mas garanto-vos que, como qualquer bom livro, nunca descobriram quem é.

Tal como outros livros desta autora, este já serviu de inspiração a um filme. Deixo aqui, para os mais curiosos, o link para que possa espreitar um pouco as personagens. Mas aviso, desde já, que o filme fica aquém do livro.


Sem comentários: