4 de janeiro de 2011

Opinião - Marley & Eu

Título: Marley & Eu
Autor: John Grogan
Editora: Casa das Letras

Sinopse:

Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso.
Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a "proeza" de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de "conquistar" corações humanos.
A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios.

Opinião por Ana Maciel:

Recentemete li o livro "Marley & Eu" , de John Grogan . Conta basicamente a história de um cão , Marley , que deixa uma lição no coração da família de que nem sempre os mais fáceis e de melhor temperamento são aqueles que amamos mais e que sempre temos um animal de estimação que nos toca mais que os outros. Durante todo o livro, inúmeras são as aventuras de Marley,que continua sempre firme, um modelo de devoção, mesmo nos piores mometos da família Grogan , esta aprende que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.
Devo dizer que é uma leitura extremamente interessante, pois mistura momentos de muita alegria e diversão, com momentos tristes e emocionantes. Na minha opinião, é um livro para nos fazer reflectir, não só no amor e respeito que deveríamos ter para com os animais, mas também sobre como é a nossa vida e o nosso relacionamento com o todo, sobre o nosso dia-a-dia e as coisas que realmente interessam...
Mostra-nos que um cão é capaz de ser amigo, de amar e ser leal ao seu dono por toda a sua vida.
Penso que melhor de tudo é que é uma experiência real, vivida pelo próprio autor, com isso é possível perceber o quão sincero é cada palavra escrita por John em todo o livro.
Recomendadíssimo! Uma leitura muito tocante, sem contar que a adaptação para o filme ficou também excelente.

Sem comentários: