22 de dezembro de 2010

Opinião - Segue o coração


Título: Segue o coração
Autor: Lesley Pearse
Editora: Asa

Sinopse:
Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…

Opinião por Verónica Silva:
É incrivel como os livros de Lesley Pearse, conseguem ser altamente viciantes, interessantes e comoventes.

Este livro conta a história de Maltilda Jennings, uma jovem Inglesa que desde cedo vendia flores na rua para ajudar a familia a sobreviver. Um dia a sorte bate-lhe à porta ao salvar a filha de um reverendo e a sua vida muda a partir dai, quando se torna ama da pequena Tabby. Quando parte para a America juntamente com os Milson, a vida de Matty muda drasticamente e a sua vida é marcada por dificuldades e tristezas. No entanto ela é uma jovem forte, esperta, de bom coração e ambiciosa, e de tudo faz para ajudar os mais fracos e também para dar uma boa vida às filhas.

Eu encaro os livros da Lesley como uma homenagem a todas as mulheres, que enfretam os problemas com coragem, força e determinação. Gosto imenso das personagens que cria, pois são todas tão interessantes e ricas em valores e o facto de tudo se passar numa época dificil, marcada por guerras e doenças torna tudo mais emocionante e contribui para as admirar ainda mais .

A vida de Matty é extremamente marcada por adversidades,por uma luta constante e por imensas aventuras, mas também pela perdas das pessoas que ama e aqui é muito emotivo, porque apesar de ela ser uma mulher jovem, cheia de ideias e força não consegue ser feliz por longos periodos.

Adorei a relação com Giles e James, os dois homens que amou e a relação com Tabby que sempre amou como se fosse a sua verdadeira filha e o que fez para lhe realizar o sonho de ser médica. Com Peter e Sidney que salvou dos bairros degradados de Nova Iorque e que apesar de não teram laços de sangue os amavam como verdadeiros filhos e que formavam uma verdadeira familia

Sem dúvida um livro muito bonito, com uma heroina cheia de força até aos seus últimos dias que de tudo fez para ajudar os outros, colocando de lado a sua própria felicidade.

A única coisa que não gostei foram as demaisadas mortes de personagens que se tornam queridas e que acabamos por sentir também uma sensação de perda quando desaparecem.

Se tivesse de descrever este livro talvez diria sentimental, envolvente e encorajador. Maltilda sempre seguiu o conselho do pai de seguir o coração e nunca olhar para trás e foi isso que a fez lutar contra doenças, dificuldades e desigualdades e que apesar disso nunca se arrependeu de todas as decisões que tomou, conseguindo assim o seu desejo de marcar a vida das pessoas com quem se encontrou, e talvez também a nossa enquanto leitores.

Sem comentários: