4 de novembro de 2010

Novidade Civilização para Novembro

Título: No Seu Mundo
Autor: Jodi Picoult
Título Original: House Rules
Páginas: 624
VP: 19,90 €


Sinopse:
Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo – consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir. Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger – não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas – são encarados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o filho capaz de matar?

Jacob Hunter é brilhante a Matemática, mas um inadaptado social que vive obcecado com a investigação forense. Tem a síndrome de Asperger e, quando o tutor aparece morto, os sinais da doença transformam-se em indícios de culpa. À semelhança de títulos anteriores, o novo romance de Jodi Picoult, autora que já vendeu mais de 130 mil livros em Portugal, promete ser mais um bestseller no nosso país. Nos Estados Unidos, No Seu Mundo entrou directamente para o número um de vendas.

Tendo como ponto de partida o autismo crónico do seu primo David e a sua consequente inabilidade para comunicar com o mundo, Jody Picoult apresenta No Seu Mundo um “protagonista capaz falar directamente ao leitor”. Daí a opção pela síndrome de Asperger, patologia que, ao contrário do autismo, não implica nenhuma redução significativa ao nível cognitivo ou da linguagem; significa basicamente que “os indivíduos não conseguem pôr-se no lugar dos outros e compreender os seus pensamentos e emoções”.

Para o Washington Post, “o soberbo romance de Jodi Picoult faz-nos habitar a solidão de Jacob e viver a sua angústia”. Esse isolamento é, aliás, tão intenso que até a mãe, consciente da deficiência do filho, chega a fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o meu filho capaz de matar? A Publishers Weekly elogia o livro pela investigação profunda e irrepreensível acerca do autismo e o Observer escreve que este é um livro em que é “impossível parar de ler”.

Sem comentários: